CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7518

Keywords:

São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy.

Abstract

The text on screen has as object of analysis the Ler e Escrever Program, implemented since 2008, by the São Paulo State Secretariat of Education - SEE / SP, for the initial years of Elementary Education, in the schools of the network state school of São Paulo. The Ler e Escrever Program was part of a broad process of reorganizing public education in the State of São Paulo, called São Paulo faz Escola, which, among other measures, implemented a policy of reorganizing the curriculum of schools in the state of São Paulo. Our intention is to analyze concepts and conceptions about literacy, expressed in authors that are references in the documents that support the program, specifically Ana Teberosky and Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner and Telma Weisz.

Keywords: São Paulo State Department of Education; Read and Write Program; Literacy.

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Author Biographies

Tânia Medeiros Aciem, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Políticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011), com graduação em Pedagogia. Professora professora de Ensino Superior na Universidade Nove de Julho. Experiência na área de Educação atuando, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização, currículo, deficiência visual, educação, vínculo educativo, soroban e inclusão. Coordenadora de Área no projeto PIBID (Programa de Institucional de bolsa de Iniciação à Docência. Foi Coordenadora de Área no Programa Residencia Pedagógica na Universidade Nove de Julho e foi Professora de Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo.

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Graduação em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (1988), Mestrado em Educação: História Política e Sociedade pela PUC-SP (1998) e Doutorado em Educação: História Política e Sociedade pela mesma Instituição (2003) ) Foi professor de Educação Básica da rede estadual de ensino de São Paulo (1988-2003). Atualmente é professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho e do curso de licenciatura em Ciências Sociais. Coordenador da Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais. As pesquisas recentes incidem sobre as políticas educacionais no Brasil, com destaque nas políticas curriculares. Tem experiência na área de educação, com ênfase em políticas educacionais, políticas curriculares e educação básica.

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Published

2021-08-10