CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7518

Palabras clave:

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização.

Resumen

O texto em tela tem como objeto de análise o Programa Ler e Escrever, implementado a partir de 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP, para os anos iniciais do Ensino Fundamental - EFAI, nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. O Programa Ler e Escrever fez parte de um amplo processo de reorganização da educação pública do Estado de São Paulo, denominada São Paulo faz Escola que, entre outras medidas, implementou uma política de reorganização do currículo das escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Nosso intento é analisar conceitos e concepções sobre alfabetização, mais precisamente a concepção curricular ou as concepções curriculares que nortearam as ações e as propostas para o EFAI no Programa Ler e Escrever, expressos em autores que são referências nos documentos que fundamentam o programa, especificamente Ana Teberosky e Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner e Telma Weisz.

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Biografía del autor/a

Tânia Medeiros Aciem, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Políticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011), com graduação em Pedagogia. Professora professora de Ensino Superior na Universidade Nove de Julho. Experiência na área de Educação atuando, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização, currículo, deficiência visual, educação, vínculo educativo, soroban e inclusão. Coordenadora de Área no projeto PIBID (Programa de Institucional de bolsa de Iniciação à Docência. Foi Coordenadora de Área no Programa Residencia Pedagógica na Universidade Nove de Julho e foi Professora de Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo.

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Graduação em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (1988), Mestrado em Educação: História Política e Sociedade pela PUC-SP (1998) e Doutorado em Educação: História Política e Sociedade pela mesma Instituição (2003) ) Foi professor de Educação Básica da rede estadual de ensino de São Paulo (1988-2003). Atualmente é professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho e do curso de licenciatura em Ciências Sociais. Coordenador da Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais. As pesquisas recentes incidem sobre as políticas educacionais no Brasil, com destaque nas políticas curriculares. Tem experiência na área de educação, com ênfase em políticas educacionais, políticas curriculares e educação básica.

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Publicado

2021-08-10