APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8122

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem significativa., Telefone celular.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi avaliar se atividades voltadas ao ensino de biologia quando articuladas entre grupos colaborativos e ao uso de aparelhos celulares, podem apresentar um potencial didático. A pesquisa de abordagem qualitativa através do estudo de caso contemplou um grupo de alunos de ensino médio utilizando uma sequência didática como instrumento metodológico abordando o tema reprodução humana. As etapas foram, introdução ao tema, objetivos dos estudos, exercícios e debates e por fim, a produção final do podcast, usando como recurso, o smartphone. A análise dos dados, realizada de forma subjetiva a partir dos registros do pesquisador de cada etapa, das produções escritas dos alunos e por meio do software Iramuteq mostrou que as atividades quando ocorrem de forma colaborativas entre os alunos e coadunadas com o celular, permitem maior interação e diálogo entre os pares, pois exercitaram domínio, criatividade, poder de síntese e desenvolvimento de habilidades técnicas.

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Biografia do Autor

Georgeliano Ferreira Inácio, Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDUC/ EEM Cônego Luiz Braga Rocha

Mestre em Ensino de Biologia pelo ProfBio - UECE. Pós graduado em Ensino de Biologia pela Universidade Cândido Mendes. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará e é professor de Ensino Médio na instituição Cônego Luiz Braga Rocha.

Francisco Jarbas Santos de Sousa, Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação de Itapipoca/FACEDI

Possui graduação Cinema e áudio visual pela Universidade Federal do Ceará (2019), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2001) , mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Doutorado em Biotecnologia pela rede nordeste de biotecnologia (RENORBIO). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Estadual do Ceará. 

Andréa Pereira Silveira, Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação de Itapipoca/FACEDI

 Possui Pós-Doutorado  e Doutorado  em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando como docente na Graduação em Ciências Biológicas e na Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia - PROFBIO/UECE. 

Isabel Cristina Higino Santana, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação; professora adjunta FACEDI/UECE.

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Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

DOSSIÊ: MÉTODOS, METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA