REFLEXÕES SOBRE FELICIDADE E INFELICIDADE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA, PSICOLOGIA E PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8364Palavras-chave:
Felicidade, Filosofia, Psicologia, Educação, Projeto de VidaResumo
Este artigo discute diferentes visões sobre a felicidade por meio de pesquisa qualitativa, cujas reflexões partiram de uma revisão bibliográfica relacionada à Filosofia, à Psicologia e à Educação. O tema da felicidade tem inquietado a humanidade desde a antiguidade, pois todo ser humano parece estar sempre em busca de ser feliz. Ao longo da história, filósofos, psicólogos e pensadores têm se dedicado em explorar o assunto. Alguns países trazem o tema da felicidade em seus princípios constitucionais, como a declaração de independência dos Estados Unidos, que assegura a busca da felicidade como um direito inalienável. Atualmente, existem índices para mensurar o nível de felicidade das populações, que utilizam diversos indicadores, como os econômicos, os sociais, os subjetivos entre outros. Devido à complexidade do assunto, algumas perguntas persistem: o que é a felicidade? Como ela pode ser alcançada? É possível evitar a infelicidade? A educação pode contribuir para a construção de uma sociedade mais feliz? Com base nestes questionamentos sobre a ideia de felicidade e de infelicidade na sociedade contemporânea, consideramos que a educação tem um papel fundamental para o desenvolvimento da autonomia e aproximação com os elementos que compõem a felicidade, ou na medida do possível, consiga, pelo menos, evitar maior infelicidade.
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