REFLEXÕES SOBRE FELICIDADE E INFELICIDADE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA, PSICOLOGIA E PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8364

Palavras-chave:

Felicidade, Filosofia, Psicologia, Educação, Projeto de Vida

Resumo

Este artigo discute diferentes visões sobre a felicidade por meio de pesquisa qualitativa, cujas reflexões partiram de uma revisão bibliográfica relacionada à Filosofia, à Psicologia e à Educação. O tema da felicidade tem inquietado a humanidade desde a antiguidade, pois todo ser humano parece estar sempre em busca de ser feliz. Ao longo da história, filósofos, psicólogos e pensadores têm se dedicado em explorar o assunto. Alguns países trazem o tema da felicidade em seus princípios constitucionais, como a declaração de independência dos Estados Unidos, que assegura a busca da felicidade como um direito inalienável. Atualmente, existem índices para mensurar o nível de felicidade das populações, que utilizam diversos indicadores, como os econômicos, os sociais, os subjetivos entre outros. Devido à complexidade do assunto, algumas perguntas persistem: o que é a felicidade? Como ela pode ser alcançada? É possível evitar a infelicidade? A educação pode contribuir para a construção de uma sociedade mais feliz? Com base nestes questionamentos sobre a ideia de felicidade e de infelicidade na sociedade contemporânea, consideramos que a educação tem um papel fundamental para o desenvolvimento da autonomia e aproximação com os elementos que compõem a felicidade, ou na medida do possível, consiga, pelo menos, evitar maior infelicidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Fernandes, Universidade Paulista UNIP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo - FEUSP. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Especialista em Sociologia e História do Trabalho pela Fundação Santo André - FSA. Membro do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores” (UNIP-CNPq). 

Sandra Maria Fodra , Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no IPUSP-SP. Formada em Comunicação Social e História, mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-SP e especialização no Ensino de Ética, Valores e Cidadania pela FE-USP. Responsável pelo Núcleo de Convivência do Programa CONVIVA - SP. Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Avaliação da PUC-SP e do Grupo de Ensino Integral da UNIP. 

Mônica Cintrão França Ribeiro, Universidade Paulista UNIP

Psicóloga pelo Instituto Unificado Paulista. Doutora e Mestre em Psicologia na área Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Professora Universitária, Pesquisadora e Supervisora de Estágio em Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Paulista (UNIP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas (CNPq/UNIP). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão de Práticas Educativas (CNPq/UNIP). Docente e Coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicologia e Educação (UNIP). Conselheira no XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2019-2022).

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Zahar, 2001.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília:DF, Conselho Nacional de Educação, 2018.

COBRY, I. Vocabulário grego da filosofia. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

FARIA, M. C. B. Aristóteles: a plenitude como horizonte do ser. São Paulo: moderna, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra,1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREUD, SIGMUND. O mal estar na civilização. In: Textos Selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Pensadores)

LA TAILLE, Yves de. Desenvolvimento moral: a polidez segundo as crianças. LA TAILLE, Yves de. Desenvolvimento moral: a polidez segundo as crianças. Caderno de Pesquisas, São Paulo, n. 114, p. 89-119, nov. 2001.

LENOIR, F. Sobre a felicidade: uma viagem filosófica. Trad. Vera Lúcia dos Reis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2016.

MARCONDES, D. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre/RS: Sulina, 2005.

PEGORARO, O. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

SASTRE, G., MORENO, M. Resolução de Conflitos – aprendizagem emocional. Moderna, Sã98738-6624o Paulo/SP, 2005.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e Representação. São Paulo: UNESP, 2005.

SPINELLI, Miguel. Sobre as diferenças entre éthos com epsílon e êthos com eta. Trans/Form/Ação, Marília, v. 32, n. 2, p. 9-44, 2009.

VALLS, L. M. Álvaro. O que é ética? 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.

VINHA, T.; TOGNETTA, L.P. Construindo a Autonomia Moral na Escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista. Diálogo Educacional, Curitiba/PR, v. 9, n. 28, set./dez, 2009.

Downloads

Publicado

2022-05-04