AOS PROFESSORES E PROFESSORAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8618

Palavras-chave:

diferença, formação de professores, produção de subjetividade.

Resumo

Este texto trata da diferença - limite a partir do qual os outros passam a existir e se fazerem problema para nós - compreensão resultante da classificação e ordenação fundamentada no positivismo, que marcou a pedagogia normalizadora. A filosofia da diferença oferece uma nova concepção quando Deleuze questiona todos os pressupostos que constroem o pensamento binário. Ao mesmo tempo Foucault alerta sobre as formas como estabelecemos nossas relações. Nelas, o professor produz subjetividades assujeitadas ou críticas. Importa então perguntar: o que posso fazer? O que sei fazer? O que consigo fazer? Questionamentos que passam pelo cuidado de si que exigem o cuidado com os outros. Essas reflexões levam este texto a problematizar as manifestações da diferença e das formas de exercício do poder na escola, o acontecimento e a resistência na sala de aula, a importância do estudo da leitura e da
escrita e a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Faccioli Camargo, Unicamp

Doutora em Educação, professora aposentada pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Referências

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-533, 2001.

ANDRADE, Maria Celeste de Moura. Cidadania, Cultura e Diferença na Escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2004, Caxambu–MG. Anais [...]. Caxambu: Anped, 2004.

CAMARGO, Ana Maria F. Ensinar e Aprender na Formação Docente: uma problematização. In: ENCONTRO REGIONAL DE DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO – ENDIPE, 14., 2008, Porto Alegre. Anais [...], 2008, p 01-10.

CAMARGO, Ana Maria F. Sala de Aula e Cotidiano Escolar. In: CAMARGO, Ana Maria. F.; MARIGUELA, Márcio (Org.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha, 2007. p. 53-72.

CONTRERAS, José Domingo. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.

ELLSWORTH, Elizabeth. Why doesn’t this feel empowering? Working through the repressive myths of critical pedagogy. Harvard Educational Review, v. 59, n. 3, p. 297–324, 1989.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p. 169–78, jul.–dez./2002.

GALLO, Sílvio. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, Ana M. F.; MARIGUELA, Márcio (Org.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha, 2007. p. 21-40.

ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

GENTILLI, Pablo. Um sapato perdido (Ou quando os olhares “sabem” olhar). In: GENTILLI, Pablo; ALENCAR, Chico. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis: Editora Vozes, 2001, p. 27-43.

GIROUX, Henry. Pedagogia crítica, política cultural e o discurso da experiência. In: GIROUX, Henry . Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 123-144.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999. p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan.– abr./2002.

PEREIRA, Marcos V. Políticas públicas em educação e o alastramento da má consciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO/ENDIPE — Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, 12., Recife, 2006. Anais [...]. Recife, 2006.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VEIGA-NETO, Alfredo. De geometrias, currículo e diferenças. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO