AOS PROFESSORES E PROFESSORAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8618Keywords:
diferença, formação de professores, produção de subjetividade.Abstract
Este texto trata da diferença - limite a partir do qual os outros passam a existir e se fazerem problema para nós - compreensão resultante da classificação e ordenação fundamentada no positivismo, que marcou a pedagogia normalizadora. A filosofia da diferença oferece uma nova concepção quando Deleuze questiona todos os pressupostos que constroem o pensamento binário. Ao mesmo tempo Foucault alerta sobre as formas como estabelecemos nossas relações. Nelas, o professor produz subjetividades assujeitadas ou críticas. Importa então perguntar: o que posso fazer? O que sei fazer? O que consigo fazer? Questionamentos que passam pelo cuidado de si que exigem o cuidado com os outros. Essas reflexões levam este texto a problematizar as manifestações da diferença e das formas de exercício do poder na escola, o acontecimento e a resistência na sala de aula, a importância do estudo da leitura e da
escrita e a formação de professores.
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