PRINCESAS PRETAS EXISTEM SIM! CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DE CRIANÇAS NEGRAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.8986Palavras-chave:
Literatura Infantil, Reconhecimento, Educação AntirracistaResumo
Neste artigo, a obra “Bucala: a pequena princesa do Quilombo do Cabula” (2019), de autoria de Davi Nunes, é apresentada com o objetivo de promover, em sala de aula, a valorização da identidade racial negra, o sentimento de pertencimento e a elevação da autoestima de meninas e meninos negros por meio da literatura infantil. O trabalho parte da necessidade de ações pedagógicas que propiciem um olhar contra-hegemônico sobre a representatividade étnico-racial, permitindo que as crianças negras vivenciem um ambiente de valorização e empoderamento a partir de um repertório literário que tenha protagonistas que lhe sirvam de referência e dialoguem com elas. Faz-se uma discussão acerca da necessidade de se romper com os estereótipos historicamente construídos de princesas e príncipes de inspiração eurocêntrica, ainda presentes na literatura infantil, para uma educação antirracista e que auxilie na construção de uma sociedade justa e sem discriminação.
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