PRINCESAS PRETAS EXISTEM SIM! CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DE CRIANÇAS NEGRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.8986

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Reconhecimento, Educação Antirracista

Resumo

Neste artigo, a obra “Bucala: a pequena princesa do Quilombo do Cabula” (2019), de autoria de Davi Nunes, é apresentada com o objetivo de promover, em sala de aula, a valorização da identidade racial negra, o sentimento de pertencimento e a elevação da autoestima de meninas e meninos negros por meio da literatura infantil. O trabalho parte da necessidade de ações pedagógicas que propiciem um olhar contra-hegemônico sobre a representatividade étnico-racial, permitindo que as crianças negras vivenciem um ambiente de valorização e empoderamento a partir de um repertório literário que tenha protagonistas que lhe sirvam de referência e dialoguem com elas. Faz-se uma discussão acerca da necessidade de se romper com os estereótipos historicamente construídos de princesas e príncipes de inspiração eurocêntrica, ainda presentes na literatura infantil, para uma educação antirracista e que auxilie na construção de uma sociedade justa e sem discriminação.

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Biografia do Autor

Anna Paula Bahia Pessanha Lima, Colégio Pedro II

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Membro pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade (LEDi-CPII). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6742-691X. E-mail: apb.pessanha@hotmail.com. Rua Bernardo de Vasconcelos, 941- Realengo, Rio de Janeiro/RJ. CEP: 21710-261.

Rogerio Mendes de Lima, Colégio Pedro II

Doutor em Ciências Humanas/Sociologia pelo IFCS/UFRJ. Professor Titular do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II. Docente do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de Sociologia do Campus Realengo II.

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Publicado

2023-10-24

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO