ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9220

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Educação profissional integrada, Avaliação da aprendizagem, Metacognição

Resumo

O ensino médio integrado tem sido apontado como possibilidade de garantir uma formação mais completa aos educandos, dando a eles condições de transformar sua realidade, com vistas a um modelo societário mais justo e solidário. Práticas e valores construídos e vivenciados coletivamente no ambiente escolar concorrem para a construção das identidades dos educandos, refletindo nos demais espaços sociais em que participam. A partir de revisão bibliográfica, e tendo o materialismo histórico-dialético como abordagem e método de análise, foi realizada uma discussão conceitual e teórica com objetivo de compreender como a avaliação da aprendizagem pode ser conduzida de modo a contribuir para uma proposta de ensino médio integrado como a apresentada. Verifica-se que a metacognição pode colaborar para uma atuação mais ativa e consciente por parte do estudante, com potencial de gerar benefícios em seu processo de ensino e aprendizagem e em outros aspectos da sua vida.

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Biografia do Autor

Otavio Patrício Netto, Instituto Federal Catarinense

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), instituição associada Instituto Federal Catarinense. Especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Santa Catarina, Brasil). Graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Santa Catarina, Brasil). Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal Catarinense. E-mail: netto.otavio@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4332807021956484. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5342-294X.

Cloves Alexandre de Castro, Instituto Federal Catarinense

Pós-Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Geografia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT- UNESP). Graduação em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT- UNESP). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), instituição associada Instituto Federal Catarinense. E-mail: cloves.castro@ifc.edu.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3122759041294108. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5383-6563. 

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO