ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9220Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Educação profissional integrada, Avaliação da aprendizagem, MetacogniçãoResumo
O ensino médio integrado tem sido apontado como possibilidade de garantir uma formação mais completa aos educandos, dando a eles condições de transformar sua realidade, com vistas a um modelo societário mais justo e solidário. Práticas e valores construídos e vivenciados coletivamente no ambiente escolar concorrem para a construção das identidades dos educandos, refletindo nos demais espaços sociais em que participam. A partir de revisão bibliográfica, e tendo o materialismo histórico-dialético como abordagem e método de análise, foi realizada uma discussão conceitual e teórica com objetivo de compreender como a avaliação da aprendizagem pode ser conduzida de modo a contribuir para uma proposta de ensino médio integrado como a apresentada. Verifica-se que a metacognição pode colaborar para uma atuação mais ativa e consciente por parte do estudante, com potencial de gerar benefícios em seu processo de ensino e aprendizagem e em outros aspectos da sua vida.
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