O ENEM NO GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO: FUNÇÕES DO EXAME NO CENÁRIO DA POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9240

Palavras-chave:

Enem, Política educacional, neoliberalismo

Resumo

O artigo discute a utilidade dada aos exames de larga escala na política e gestão da educação nacional. Objetivou-se analisar as funções do Exame Nacional do Ensino Médio na política e gestão educacional brasileira em diferentes períodos do governo federal. Para tanto, realiza-se uma pesquisa documental com base nos editais, portarias e decretos que abordam a funcionalidade do exame no período de 1998 a 2022, fundamentada na epistemologia sociocrítica dos estudos sobre a avaliação educacional. Conclui-se que o Enem tem exercido diferentes papéis no cenário educacional, sobretudo, como mecanismo de seleção para o ensino superior, no contexto da meritocracia de políticas neoliberais, em que, na falta de oportunidades para todos, o exame seleciona os mais aptos para a continuidade dos estudos, validando a competitividade, a meritocracia e a responsabilização na gestão da política educacional.

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Biografia do Autor

Aysllan de Sousa Sobrinho, UFMA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Lagoinha do Piauí/PI – Brasil.

Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com estágio doutoral na Universidade de Colônia na Alemanha. Professora do curso de Pedagogia, do Programa de Políticas Públicas e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação (GEPPE).

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO