AVALIAÇÃO REGULADORA EM PERSPECTIVA: UMA BÚSSOLA ORIENTADORA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9266Palavras-chave:
Avaliação Reguladora, Regulação, avaliação para a aprendizagemResumo
O estudo em tela tem como objetivo compreender em que medida a avaliação reguladora se constitui como uma bússola orientadora dos processos de ensino e de aprendizagem, considerando a relação entre a base teórica de referência e as práticas escolares. Essa forma de avaliação é vista como um meio para orientar a melhoria da aprendizagem, mas precisa ser examinada para comprovar os seus efeitos benéficos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e cunho bibliográfico, ancorada na revisão de literatura do tipo narrativa e na técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que existe uma transição da avaliação formativa que verifica o progresso em relação aos objetivos de aprendizagem, para um enfoque mais direcionado ao apoio à aprendizagem, e que mudanças na avaliação requerem mudanças no currículo e na pedagogia.
Downloads
Referências
ALLAL, Linda. Assessment and the regulation of learning. International Encyclopedia of Education, 3. ed., p. 348-352, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780080448947003626?via%3DihubAcesso em: 16 mai. 2023.
ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: concepções psicopedagógicas e métodos de aplicação. In: ALLAL, Linda; CARDINET, Jean; PERRENOUD, Philippe (orgs.). Avaliação formativa no ensino diferenciado, Berne, Lang, 1989. p. 153-183.
ALLAL, Linda. Vers un élargissement de la pédagogie de maîtrise: processus de régulation interactive, rétroactive et proactive. In: HUBERMAN, M. (éd.). Assurer la réussite des apprentissages scolaires? Les propositions de la pédagogie de maîtrise, Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1988. p. 86-126. Disponível em: https://www.calameo.com/read/000044898a7ad1aa937b. Acesso em: 06 jun. 2023
ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: Concepções psicopedagógicas e modalidades de aplicação. In: ALLAL, Linda; CARDINET, Jean; PERRENOUD, Philippe (org.). A avaliação num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina, 1986. p. 175–209.
Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/OUVRAGES/Allal+alii_1986_A.htm l. Acesso em: 13 abr. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.
BAUER, Adriana, ALAVARSE, Ocimar Munhoz, OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa [online]. Dossiê - Para onde caminham as atuais avaliações educacionais?, v. 41, n. espec. pp. 1367-1384, 2015. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607.
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education, Principles, Policy & Practice, n. 5, v. 1, pp. 07-74, 1998. Disponível em: https://www.gla.ac.uk/t4/learningandteaching/files/PGCTHE/BlackandWiliam1998.pdf. Acesso: 2 nov. 2022.
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Inside the Black Box Raising Standards Through Classroom Assessment. Phi Delta Kappan. v. 80, n. 2, pp. 81-90, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/44836144_Inside_the_Black_Box_Raising_Standards_Through_Classroom_Assessment. Acesso: 11 set. 2022.
BLOOM, Benjamin Samuel; HASTINGS, John Thomas; MADAUS, George F. Handbook of formative and summative evaluation of student learning. New York: McGraw-Hill, 1971.
BOGGINO, Norberto. A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo/Revista de Ciências da Educação: Lisboa, Portugal, v. 9, n. mai/ago, p. 79-86, 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/150. Acesso em: 10 jan. 2023.
BROOKHART, Susan M.; McMILLAN, James H. Avaliação em sala de aula e medição educacional. Routledge, 2019. DOI https://doi.org/10.4324/9780429507533.
CLÉRIGO, Anália Maria de Matos. Concepções e práticas de avaliação no ensino superior: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, 269 p., 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/805. Acesso: 17 out. 2022.
DARLING-HAMMOND, Linda et al. Criteria for High-Quality Assessment. Stanford, CA: Stanford Center for Opportunity Policy in Education, 2013. Disponível em: https://edpolicy.stanford.edu/sites/default/files/publications/criteria-higher-quality-assessment_2.pdf. Acesso: 20 jun. 2023.
DE KETELE, Jean-Marie. L'évaluation conjuguée en paradigmes. Revue Française de Pédagogie, v. 103, pp. 59-80, 1993. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/rfp_0556-7807_1993_num_103_1_1298. Acesso: 17 mar. 2023.
FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, n. 9, pp. 87-100, 2009. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt. Acesso em: 12 dez. 2022.
FERREIRA, Carlos Alberto. Contributos para uma prática avaliativa reguladora da aprendizagem. EDUSER: Revista de Educação, v. 5, n. 2, pp. 18-34, 2013. https://doi.org/10.34620/eduser.v5i2.54. Acesso: 07 nov. 2022.
FONSECA, Dora; COSTA, Jorge Adelino. Avaliação das Escolas e regulação político normativa: uma análise de discursos. Movimento-Revista de Educação, Niterói, v. 5, n. 8, p. 210-243, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.459. Acesso: 07 ago. 2022.
GÉRARD, François-Marie. L'évaluation au service de la régulation des apprentissages: enjeux, nécessités et difficulté. Revue Française de Linguistique Appliquée, v. XVIII, p. 75-92, 2013. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-francaise-de-linguistique-appliquee-2013-1-page-75.htm. Acesso em: 17 mar. 2023.
GÉRARD, François-Marie; Roegiers, Xavier. Currículo e avaliação: ligações que nunca serão suficientes fortes. In: ALVES, Maria Palmira; DE KETELE, Jean-Marie (orgs). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora, pp. 143-158, 2011.
HADJI, Charles. A avaliação, regras do jogo. 4. ed. Portugal: Porto, 1994.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed. Editora, 2001.
HERITAGE, Margaret. Formative assessment and next-generation assessment systems: Are we losing the opportunity? Council of Chief State School Officers (CCSSO), Washington D.C, 2010. Disponível em: http://www.edweek.org/media/formative_assessment_next_generation_heritage.pdf. Acesso em: 13 mar. 2023.
LOPEZ, Lucie Mottier. La régulation des apprentissages en classe: un guide pédagogique. Bruxelles, Bélgica: De Boeck, 2012.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma aprendizagem sistêmica da mudança pedagógica. Avaliações em educação: Novas Perspectivas, 1993.
SANMARTÍ PUIG, Neus. Evaluar y aprender: un único proceso. Barcelona, Espanha: Ediciones Octaedro, 2020.
SANTOS, Leonor. Autoavaliação regulada: por que, o quê e como? Lisboa: Ministério da Educação e Departamento da Educação Básica, pp. 75-84, 2002. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4884. Acesso em: 04 abr. 2023.
SANTOS, Leonor. Dilemas e desafios da avaliação reguladora. Repositório da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. p. 1-29, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5286 Acesso em: 15 fev. 2023.
SCALLON, Gérard. Évaluation formative des apprentissages: réflexion. Sainte-Foy, Québec: Presses de l'Université Laval, 1998.
SCALLON, Gérard. L’Évaluation formative. Bruxelles: De Boeck Université. 2000.
SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. AERA Monograph Series on Curriculum Evaluation. Chicago, IL: Rand McNally, n. 1, 1967.
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação Educacional: Fundamentos Teóricos e Relação com a Política Educacional. In: Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste (ANPAE), v. 7, 2012, Recife. Anais... . Recife: ANPAE, 2012, p. 1-12. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero1/Textos/JanssenFelipe.pdf Acesso em: 16 mai. 2023.
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação Formativa Reguladora: Intencionalidade, Características Reguladora e Princípios. Construir Notícias, n. 44, pp. 1-4, 2006. Disponível em: https://abre.ai/gEOy. Acesso em: 19 jan. 2023.
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. TVE Brasil/Salto para o Futuro, 2002. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/aas/aastxt1.htm Acesso em: 24 abr. 2023.
PEDAGOGIA DO DOMÍNIO. In: Tesauro Europeo de la Educación, 2023. Disponível em: https://vocabularyserver.com/tee/pt/?ark=ark:/99152/t3xrm38l698716. Acesso em: 23 jul. 2023.
THE GORDON COMMISSION ON FUTURE ASSESSMENT IN EDUCATION. A public policy statement. Princeton, NJ: Educational Testing Service, p. 10, 2013. Disponível em: https://www.ets.org/Media/Research/pdf/gordon_commission_public_policy_report.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
VIAL, Michel. Évaluation et régulation. In: FIGARI, Gérard; ACHOUCHE, Mohammed; BARTHÉLÉMY, Véronique. L'activité évaluative: nouvelles problématiques, nouvelles pratiques. Bruxelles: De Boeck, p. 68-78, 2001. Disponível em: https://abre.ai/gEOv. Acesso em: 21 jun. 2023.
VAN DEN BERG, Marian; BOSKER, Roel J.; SUHRE, Cor J. M. Testing the effectiveness of classroom formative assessment in Dutch primary mathematics education. School Effectiveness and School Improvement, v. 29, n. 3, pp. 339–361, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09243453.2017.1406376. Acesso em: 8 abr. 2023.
WILIAM, Dylan. An integrative summary of the research literature and implications for a new theory of formative assessment. In: ANDRADE, H. L.; CIZEK, G. J. (eds.), Handbook of formative assessment. New York, NY: Routledge, 2010. p. 18-40. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9780203874851-3/integrative-summary-research-literature-implications-new-theory-formative-assessment-dylan-wiliam. Acesso em: 30 jul. 2023.
ZABALA, Antoni. Avaliação: A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ZIMMERMAN, Barry J. Attaining Self-Regulation: A social-cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P.; ZEIDNER, M. (eds.). Self-regulation: Theory, Research, and Applications. Orlando, FL7 Academic Press, pp. 13-39, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780121098902500317?via%3Dihub Acesso em: 18 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ESMERALDINA JANUARIO DE SOUSA, FRANCISCO CARTEGIANO DE ARAÚJO NASCIMENTO, MARIA ISABEL FILGUEIRAS LIMA CIASCA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND