AVALIAÇÃO REGULADORA EM PERSPECTIVA: UMA BÚSSOLA ORIENTADORA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9266

Palavras-chave:

Avaliação Reguladora, Regulação, avaliação para a aprendizagem

Resumo

O estudo em tela tem como objetivo compreender em que medida a avaliação reguladora se constitui como uma bússola orientadora dos processos de ensino e de aprendizagem, considerando a relação entre a base teórica de referência e as práticas escolares. Essa forma de avaliação é vista como um meio para orientar a melhoria da aprendizagem, mas precisa ser examinada para comprovar os seus efeitos benéficos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e cunho bibliográfico, ancorada na revisão de literatura do tipo narrativa e na técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que existe uma transição da avaliação formativa que verifica o progresso em relação aos objetivos de aprendizagem, para um enfoque mais direcionado ao apoio à aprendizagem, e que mudanças na avaliação requerem mudanças no currículo e na pedagogia.

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Biografia do Autor

ESMERALDINA JANUARIO DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (2021). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (2020). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará/MEC/Eproinfo. Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Ceará. Professora e Supervisora Escolar concursada da Rede Pública Municipal de Fortaleza/CE atuando no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e em Laboratório de Informática Educativa. Membro Suplente no Fórum Municipal de Educação de Fortaleza/CE. Membro Suplente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb do Município de Fortaleza/CE (2020-2022). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA) da Universidade Estadual do Ceará. 

FRANCISCO CARTEGIANO DE ARAÚJO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em PEDAGOGIA E ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Gestão da Educação Pública e Administração Estratégica. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência docente na Educação Básica e Superior, Coordenação Pedagógica e Administração de Unidades Educacionais. Participa do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - G TERCOA / CNPq / UFC. 

MARIA ISABEL FILGUEIRAS LIMA CIASCA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de ensino-aprendizagem, avaliação, alfabetização, educação infantil e formação de professores.

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO