O ensino da Língua Materna em projetos PIBID/Pedagogia do Estado de São Paulo

Autores

  • Cristiane Tronquin

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4268

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa em que se buscou investigar as propostas de ensino de língua materna que embasam Projetos realizados no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID) de Pedagogia, em Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Dentre as vinte e cinco Instituições paulistas que realizam ou realizaram projetos do PIBID/Pedagogia entre 2009 e 2012, identificamos na web 12 produções que contemplam o processo de alfabetização e letramento e/ou o ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A análise dessas produções evidenciou que, em sua maioria, a abordagem adotada para a formação dos bolsistas é bem coerente com o que é proposto no documento oficial dos Parâmetros Curriculares Nacionais e com as atuais orientações teórico metodológicas de ensino de língua materna no Brasil

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Biografia do Autor

Cristiane Tronquin

Pedagoga e Especialista em Alfabetização e Letramento é professora do Ensino Fundamental Ina rede municipal de Guaiçara (SP).

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Publicado

2016-09-17

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO