O ensino da Língua Materna em projetos PIBID/Pedagogia do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4268Resumen
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa em que se buscou investigar as propostas de ensino de língua materna que embasam Projetos realizados no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID) de Pedagogia, em Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Dentre as vinte e cinco Instituições paulistas que realizam ou realizaram projetos do PIBID/Pedagogia entre 2009 e 2012, identificamos na web 12 produções que contemplam o processo de alfabetização e letramento e/ou o ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A análise dessas produções evidenciou que, em sua maioria, a abordagem adotada para a formação dos bolsistas é bem coerente com o que é proposto no documento oficial dos Parâmetros Curriculares Nacionais e com as atuais orientações teórico metodológicas de ensino de língua materna no BrasilDescargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Cristiane Tronquin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND