TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6188Abstract
O texto trata do processo de construção do projeto de ateliê para a educação infantil, durante a inserção em campo de estágio no Curso de Pedagogia. Assim, objetiva-se descrever e analisar uma experiência vivida pelas autoras sobre o processo de reestruturação do Ateliê da Escola - Projeto Tempo e Espaço para Sentir. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto elegeu-se a metodologia "inspirada" na etnografia com crianças (GRAUE E WALSCH, 2003), para recolha dos dados no intuito de respeitar e acolher as diferentes formas de comunicação das crianças, as ferramentas metodológicas remetem à oralidade, à criatividade em termos de registo escrito ou gráfico e à utilização de recursos multimídia (SOARES, 2006). O referencial teórico fundamentou-se em concepções teorizadas por Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2015), Oliveira (2011). A construção do projeto do ateliê permitiu vislumbrar um caminho de possibilidades e reflexão, em que a construção da docência na educação infantil é um processo contínuo que se constrói e se concretiza em ações colaborativas entre equipe gestora e professores e de modo especial as crianças. Assim, compreende-se que a reflexão e a ação pedagógica do professor de educação infantil precisam estar articuladas, de maneira que respeite o tempo da criança, valorizando e potencializando de diversas maneiras a sua criatividade e imaginação, buscando para, e com elas encontros ricos em experiências, qualificando seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Fernanda Figueira Marquezan, Luandra Franco Lemos, Daliana Loffler
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND