TEMPOS E ESPAÇOS PARA SENTIR: UMA CONSTRUÇÃO DAS/COM AS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6188

Resumo

O texto trata do processo de construção do projeto de ateliê para a educação infantil, durante a inserção em campo de estágio no Curso de Pedagogia. Assim, objetiva-se descrever e analisar uma experiência vivida pelas autoras sobre o processo de reestruturação do Ateliê da Escola - Projeto Tempo e Espaço para Sentir. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto elegeu-se a metodologia "inspirada" na etnografia com crianças (GRAUE E WALSCH, 2003), para recolha dos dados no intuito de respeitar e acolher as diferentes formas de comunicação das crianças, as ferramentas metodológicas remetem à oralidade, à criatividade em termos de registo escrito ou gráfico e à utilização de recursos multimídia (SOARES, 2006). O referencial teórico fundamentou-se em concepções teorizadas por Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2015), Oliveira (2011). A construção do projeto do ateliê permitiu vislumbrar um caminho de possibilidades e reflexão, em que a construção da docência na educação infantil é um processo contínuo que se constrói e se concretiza em ações colaborativas entre equipe gestora e professores e de modo especial as crianças. Assim, compreende-se que a reflexão e a ação pedagógica do professor de educação infantil precisam estar articuladas, de maneira que respeite o tempo da criança, valorizando e potencializando de diversas maneiras a sua criatividade e imaginação, buscando para, e com elas encontros ricos em experiências, qualificando seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana Santa Maria/RS

Pedagoga (Universidade Franciscana) Mestre em Educação (UNiversidade de Passo Fundo), Doutora em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Luandra Franco Lemos, Universidade Franciscana.

Acadêmica do Curso de Pedagogia.

Daliana Loffler, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo

Pedagoga. Mestre em Educação. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Educação. Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo

Downloads

Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO INFANTIL