O FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM FOCO O FUNDEB E OS DESDOBRAMENTOS COM O FIM DA VIGÊNCIA DA LEI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6405

Resumo

O presente artigo localiza-se dentre as pesquisas de políticas educacionais, em que se delimitou por tema o financiamento da/na educação infantil. Como objeto selecionamos o FUNDEB e suas relações com a Educação Infantil, com análise de seus impactos com o fim da vigência em 2020. Objetivou-se, compreender o impacto do financiamento na manutenção e qualidade da educação infantil, de forma particular o FUNDEB e as consequências acerca do fim da vigência do fundo. Conclui que discutir sua revisão é debater a implantação do CAQi e CAQ, além de lançar o olhar que há mais avanços do que limites sobre as políticas de fundos redistributivos como maneira de equalização da educação básica, sobretudo, na educação infantil e, que sem isso, a precarização se acirra e a qualidade não é alcançada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Braga Busmeyer Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Especialista em políticas educacionais pela Universidade Federal do Paraná. Pedagoga pela Universidade Federal do Paraná. Filosofa pela Faculdade Padre João Bagozzi.

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná, na linha de políticas educacionais. Mestra em educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de políticas e gestão da educação. Pedagoga pela UEM. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazona (UFAM)

Graduada em pedagogia com habilitação em orientação educacional e supervisão escolar. doutoramento sanduíche no Instituto de Lisboa - fomento programa de doutorado sanduiche no exterior PDSE - CAPES. Mestre e Doutora em Educação na linha de Políticas educacionais (UEM), docente do departamento de teoria e fundamento (DFT) da faculdade de educação (FACED) e do programa de pós graduação em educação PPGE da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA