CORRELAÇÕES ENTRE PESQUISA-AÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA FREIREANA: UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7705Keywords:
Método da Pesquisa-ação, Método da Pesquisa Participante., Educação e Ensino., Método de Paulo Freire.Abstract
O presente estudo tem como objetivo propor correlações entre Pesquisa-ação e o método de alfabetização de Paulo Freire (2019a). Nesse viés, discutimos sobre a pesquisa-ação com vistas a produção de novos conhecimentos em ciências humanas a partir da resolução de problemas sociais em diálogo com a práxis pedagógica freireana, vislumbrando-se no campo da Educação pesquisas que possam viabilizar cooperação entre sujeitos. O método de Paulo Freire é visto quanto aos processos de ensino e aprendizagem, à alfabetização e/ou escolarização das classes populares tendo nos temas geradores junto aos aspectos culturais pontos de convergências epistemológicas a pesquisa-ação. Nesse sentido, interessam os questionamentos e a dialogicidade dos problemas e/ou situações dos cotidianos. Em termos metodológicos recorreu-se a materiais bibliográficos para a concatenação das ideias chave de Freire e destaca-se que a Pesquisa-ação apresenta estreito debate com o método de Freire, bem como sobre a relação do pesquisador/professor e o público da pesquisa que torna este método uma ação de cooperação e promoção de conhecimentos com vistas a solucionar problemas sociais.
Downloads
References
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Local: Liber Livro, 2004.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método de Paulo Freire. 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense. 1981.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed., São: Paz e Terra, 2019c.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. PROF. Paulo Freire. São Paulo: USP - Cdcc, 1994. P&B. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2C518zxDAo0. Acesso em: 14 jan. 2021.
FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro? Revista Educação e Sociedade, UNICAMP / Cortez & Moraes, v. I, n. 1, set. 1978.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: RJ, E. P. U., 2020.
LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2011.
MACIEL, Jarbas, Fundamentação teórica do Sistema Paulo Freire de Educação. In FÁVERO, O. (Org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis:Vozes,2016.
THIOLLENT, Michael; Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. Cortez: São Paulo, 1986.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Lilian Maria Moser, Hualan Pacheco, Eduardo Servo Ernesto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND