CORRELAÇÕES ENTRE PESQUISA-AÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA FREIREANA: UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7705Palabras clave:
Método da Pesquisa-ação, Método da Pesquisa Participante., Educação e Ensino., Método de Paulo Freire.Resumen
O presente estudo tem como objetivo propor correlações entre Pesquisa-ação e o método de alfabetização de Paulo Freire (2019a). Nesse viés, discutimos sobre a pesquisa-ação com vistas a produção de novos conhecimentos em ciências humanas a partir da resolução de problemas sociais em diálogo com a práxis pedagógica freireana, vislumbrando-se no campo da Educação pesquisas que possam viabilizar cooperação entre sujeitos. O método de Paulo Freire é visto quanto aos processos de ensino e aprendizagem, à alfabetização e/ou escolarização das classes populares tendo nos temas geradores junto aos aspectos culturais pontos de convergências epistemológicas a pesquisa-ação. Nesse sentido, interessam os questionamentos e a dialogicidade dos problemas e/ou situações dos cotidianos. Em termos metodológicos recorreu-se a materiais bibliográficos para a concatenação das ideias chave de Freire e destaca-se que a Pesquisa-ação apresenta estreito debate com o método de Freire, bem como sobre a relação do pesquisador/professor e o público da pesquisa que torna este método uma ação de cooperação e promoção de conhecimentos com vistas a solucionar problemas sociais.
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