A UTILIZAÇÃO DO AUTOCAD WEB COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8209Keywords:
Palavras-chave: pandemia, desenho técnico, aplicativos, aprendizagem mediada por tecnologia, tecnologias digitaisAbstract
This article aims to present and discuss the challenges and opportunities that the use of educational technologies offers for practical classes and the main results for any remote teaching strategy to have the possibility of success. After publishing on the pandemic situation in the country in 2020, the Ministry of Health and the Ministry of Education issued health protocols on their websites that currently require the closing of schools and higher education institutions. This new reality showed the need for available technological solutions and several pedagogical and managerial adaptations. A case study was carried out with engineering students in a university degree. The results highlighted the weaknesses faced, and the search for solutions that incorporate the innovative use of digital technologies associated with remote work.
Keywords: pandemic, technical design, applications, technology-mediated learning, digital Technologies.
Downloads
References
BRASIL, M. E. C. Ministério da educação. coronavírus. monitoramento nas instituições de ensino. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/.2020. Acesso em: 12 abr. 2021.
BRASIL, Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Especial - Ministério da Saúde, Disponível em: https://antigo.saude.gov.br. 2020. Acesso em: 05 mai. 2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua, edição de 2018, trimestre 4 (questionário suplementar de TIC). Rio de Janeiro: IBGE, 29 abr. 2020c. Disponível em:
https://bit.ly/2YH7Frf. Acesso em: 15 set. 2021.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, [S.l.], p.1-15, 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 15 set. 2021.
DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012.
EDUCAUSE, C. Things you should know about flipped classrooms. Retrieved from, 2012.
FERNÁNDEZ-MÁRQUEZ, Esther; LEIVA-OLIVENCIA, Juan José; LÓPEZ-MENESES, Eloy. Competencias digitales en docentes de Educación Superior. Revista digital de investigación en docencia universitaria, v. 12, n. 1, p. 213-231, 2018.
FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro; FERRETE, Anne Alilma Souza; GOUY, Guilherme Borba. Educação a distância: ambientes virtuais, TIC e universidades abertas. Aracaju: Criação, p. 30, 2010.
GARRIDO, Rodrigo Grazinoli et al. COVID-19: um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 8, n. 2, p. 127- 141, 2020.
LÈVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.
LIMA, E. R; MOITA, F. M. A tecnologia no ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: Eduepb, 2011.
MASETTO, Marcos Tarciso. Formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n. 2, p. 04-25, 2009.
NATUMI, Yone. O ensino de informática aplicado nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, p.40, 2013.
SANTAELLA, L. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, 9, 19-28, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Terezinha Galli do Rosário, Juliano Schimiguel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND