A UTILIZAÇÃO DO AUTOCAD WEB COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8209

Palabras clave:

Palavras-chave: pandemia, desenho técnico, aplicativos, aprendizagem mediada por tecnologia, tecnologias digitais

Resumen

Este artigo tem como objetivo, apresentar e discutir sobre os desafios e oportunidades que o uso das tecnologias educacionais oferece para as aulas práticas e os principais resultados para que qualquer estratégia de ensino remoto tenha possibilidade de êxito. Após publicação sobre a situação pandêmica no país em 2020, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação emite em seus sites protocolos sanitários que exigem no momento o fechamento de escolas e instituições de ensino superior. Esta nova realidade mostrou a necessidade de soluções tecnológicas disponíveis e diversas adaptações pedagógicas. Foi realizado um estudo de caso com estudantes do curso de engenharia em um curso superior. Os resultados evidenciaram as fragilidades enfrentadas, e a busca por soluções que incorporem o uso inovador das tecnologias digitais associadas ao trabalho remoto.

 

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Biografía del autor/a

Terezinha Galli do Rosário, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo – SP, Brasil.

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Doutorado/Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP), Professor do Centro Universitário Anchieta - UNIANCHIETA (Jundiaí, SP), e Associado Profissional no Pecege da USP/Esalq (Piracicaba/SP). 

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Publicado

2022-10-27