A UTILIZAÇÃO DO AUTOCAD WEB COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8209

Palavras-chave:

Palavras-chave: pandemia, desenho técnico, aplicativos, aprendizagem mediada por tecnologia, tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo, apresentar e discutir sobre os desafios e oportunidades que o uso das tecnologias educacionais oferece para as aulas práticas e os principais resultados para que qualquer estratégia de ensino remoto tenha possibilidade de êxito. Após publicação sobre a situação pandêmica no país em 2020, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação emite em seus sites protocolos sanitários que exigem no momento o fechamento de escolas e instituições de ensino superior. Esta nova realidade mostrou a necessidade de soluções tecnológicas disponíveis e diversas adaptações pedagógicas. Foi realizado um estudo de caso com estudantes do curso de engenharia em um curso superior. Os resultados evidenciaram as fragilidades enfrentadas, e a busca por soluções que incorporem o uso inovador das tecnologias digitais associadas ao trabalho remoto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Galli do Rosário, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo – SP, Brasil.

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Doutorado/Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP), Professor do Centro Universitário Anchieta - UNIANCHIETA (Jundiaí, SP), e Associado Profissional no Pecege da USP/Esalq (Piracicaba/SP). 

Referências

BRASIL, M. E. C. Ministério da educação. coronavírus. monitoramento nas instituições de ensino. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/.2020. Acesso em: 12 abr. 2021.

BRASIL, Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Especial - Ministério da Saúde, Disponível em: https://antigo.saude.gov.br. 2020. Acesso em: 05 mai. 2021.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua, edição de 2018, trimestre 4 (questionário suplementar de TIC). Rio de Janeiro: IBGE, 29 abr. 2020c. Disponível em:

https://bit.ly/2YH7Frf. Acesso em: 15 set. 2021.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, [S.l.], p.1-15, 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 15 set. 2021.

DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012.

EDUCAUSE, C. Things you should know about flipped classrooms. Retrieved from, 2012.

FERNÁNDEZ-MÁRQUEZ, Esther; LEIVA-OLIVENCIA, Juan José; LÓPEZ-MENESES, Eloy. Competencias digitales en docentes de Educación Superior. Revista digital de investigación en docencia universitaria, v. 12, n. 1, p. 213-231, 2018.

FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro; FERRETE, Anne Alilma Souza; GOUY, Guilherme Borba. Educação a distância: ambientes virtuais, TIC e universidades abertas. Aracaju: Criação, p. 30, 2010.

GARRIDO, Rodrigo Grazinoli et al. COVID-19: um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 8, n. 2, p. 127- 141, 2020.

LÈVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

LIMA, E. R; MOITA, F. M. A tecnologia no ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: Eduepb, 2011.

MASETTO, Marcos Tarciso. Formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n. 2, p. 04-25, 2009.

NATUMI, Yone. O ensino de informática aplicado nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, p.40, 2013.

SANTAELLA, L. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, 9, 19-28, 2013.

Downloads

Publicado

2022-10-27