“LIGHT AND SHOES”: INCLUSIVE EDUCATION IN THE LIGHT OF “FATHER'S SHOES"
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8579Keywords:
Ensino inclusivo; Educação; Literatura Infanto-juvenilAbstract
The proposition of this objective-subjective article proposes to argue that inclusive education is not restricted to the walls of the school. It goes much further, “we don't start from the motto: what school do we want? But what kind of educator do we need?”, according to D’Angelis (2012, p. 150). It all starts with the educator, with his willingness to learn the “shoemaker's trade”, welcoming the bare feet of childhood and youth. His too. The art of making shoes goes through the pedagogy of storytelling, theater and art. To include everyone, without distinction, to realize that ghettos include no one, is treacherous.
Keywords: Inclusive education; Education; Children's and Youth Literature.
Downloads
References
ANTÔNIO, Severino. A menina que aprendeu a ler nas lápides e outros diálogos de criação. Piracicaba, SP: Biscalchin Editor, 2008.
BERNARDI JÚNIOR, Hermes. Pé de sapato: uma história de muitas histórias. São Paulo: Biruta, 2011.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil para jovens. São Paulo: Global Editora, 2014.
D’ANGELIS, Wilmar. Aprisionando sonhos: A educação escolar indígena no Brasil. Campinas, SP: Curt Nimuendajú, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. v. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.
FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Tradução de Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1991.
GIANNI, Rodari. Gramática da Fantasia. Tradução de Antonio Negrini. São Paulo: Summus, 1982.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Escola como arquitetura para recém-chegados e para estranhos: a escola perfeita como escola pública? Tradução de Nathália Campos. In: A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
QUINTANA, Mário. Coisas que andam no ar. In: Da Preguiça como Método de Trabalho. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1987. Disponível em: http://www.elfikurten.com.br/2012/04/mario-quintana-escrita-da-vida-do.html. Acesso em: 20 jun. 2022.
ROCHA, Camilo. O que é ser pai nos dias de hoje, segundo esta pesquisadora. Nexo Jornal, 22 mar. 2019. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2019/03/22/O-que-%C3%A9-ser-pai-nos-dias-de-hoje-segundo-esta-pesquisadora. Acesso em: 20 jun. 2022.
SILVA, Beatriz S. da; MANTOAN, Maria Teresa E. O aluno agregado – ou a presença de alguém que é, sem ser, na Escola Indígena Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, Caldas, MG. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 121–140, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Beatriz Sales da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND