"LUZ E SAPATOS" : O ENSINO INCLUSIVO À LUZ DOS "SAPATOS DO PAI"
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8579Palavras-chave:
Ensino inclusivo; Educação; Literatura Infanto-juvenilResumo
A proposição deste artigo objetivo-subjetivo propõe-se a argumentar que o ensino inclusivo não se restringe às paredes da escola. Adentra à literatura infantojuvenil. Para tanto, conforme D’Angelis, em vez de “que escola queremos?”, vamos além e partimos da premissa do “educador@ que precisamos”. Tudo começa no educador, na sua disposição de aprender o “ofício de sapateiro”, acolhendo os pés descalços das infâncias e juventudes, incluindo nesse processo o dele também. A arte de fabricar sapatos passa pela pedagogia da contação de histórias, do teatro, da arte – como se apresenta neste artigo. Incluir a todos, sem distinção, e perceber que os “guetos” não incluem ninguém, são traiçoeiros. O texto convida @ leitor@ a andar entre livros e considerar o ensino inclusivo!
Downloads
Referências
ANTÔNIO, Severino. A menina que aprendeu a ler nas lápides e outros diálogos de criação. Piracicaba, SP: Biscalchin Editor, 2008.
BERNARDI JÚNIOR, Hermes. Pé de sapato: uma história de muitas histórias. São Paulo: Biruta, 2011.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil para jovens. São Paulo: Global Editora, 2014.
D’ANGELIS, Wilmar. Aprisionando sonhos: A educação escolar indígena no Brasil. Campinas, SP: Curt Nimuendajú, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. v. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.
FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Tradução de Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1991.
GIANNI, Rodari. Gramática da Fantasia. Tradução de Antonio Negrini. São Paulo: Summus, 1982.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Escola como arquitetura para recém-chegados e para estranhos: a escola perfeita como escola pública? Tradução de Nathália Campos. In: A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
QUINTANA, Mário. Coisas que andam no ar. In: Da Preguiça como Método de Trabalho. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1987. Disponível em: http://www.elfikurten.com.br/2012/04/mario-quintana-escrita-da-vida-do.html. Acesso em: 20 jun. 2022.
ROCHA, Camilo. O que é ser pai nos dias de hoje, segundo esta pesquisadora. Nexo Jornal, 22 mar. 2019. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2019/03/22/O-que-%C3%A9-ser-pai-nos-dias-de-hoje-segundo-esta-pesquisadora. Acesso em: 20 jun. 2022.
SILVA, Beatriz S. da; MANTOAN, Maria Teresa E. O aluno agregado – ou a presença de alguém que é, sem ser, na Escola Indígena Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, Caldas, MG. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 121–140, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Beatriz Sales da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND