EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROPOSIÇÕES DE UMA PESQUISA INSTITUCIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8582

Keywords:

Educação inclusiva, Prática pedagógica, Educação Básica

Abstract

This article presents an institutional research, developed at the Childhood Education Center of the Federal University of Rio Grande do Norte, NEI-CAp/UFRN. This work has a propositional character, with regard to the possibilities of building inclusive pedagogical practices. The investigation is being developed in a context of collaboration between peers, in this case, between school teachers who talk about their pedagogical practices aimed at serving all students. We aim to map the collaborative processes experienced by the institution's teachers, intertwined in the everyday life of the elementary school, as they seek to qualify their own inclusive pedagogical work. From the study of these collaborative processes among professionals, we will build a cartography of actions, strategies and positions of teachers, with regard to the constitution of working partnerships aimed at inclusive pedagogical practices.

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Author Biographies

Janaina Speglich de Amorim Carrico, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Educação pela UNICAMP, professora do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Rebeca Ramos Campos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2007). Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Potiguar - UnP (2009) e Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno, pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul - PUCRS (2021). Mestrado(2012) e Doutorado (2017) em Educação, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com cargo efetivo, sob regime de dedicação exclusiva, na escola de aplicação da UFRN, NEI/CAp. Atua principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente, Análise de Necessidades, Educação da Infância.

Adele Guimaraes Ubarana Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professora EBTT do NEI-CAp da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, formação de professores, crianças, currículo e matemática.

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Published

2022-10-27

Issue

Section

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO