EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROPOSIÇÕES DE UMA PESQUISA INSTITUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8582Keywords:
Educação inclusiva, Prática pedagógica, Educação BásicaAbstract
This article presents an institutional research, developed at the Childhood Education Center of the Federal University of Rio Grande do Norte, NEI-CAp/UFRN. This work has a propositional character, with regard to the possibilities of building inclusive pedagogical practices. The investigation is being developed in a context of collaboration between peers, in this case, between school teachers who talk about their pedagogical practices aimed at serving all students. We aim to map the collaborative processes experienced by the institution's teachers, intertwined in the everyday life of the elementary school, as they seek to qualify their own inclusive pedagogical work. From the study of these collaborative processes among professionals, we will build a cartography of actions, strategies and positions of teachers, with regard to the constitution of working partnerships aimed at inclusive pedagogical practices.
Downloads
References
ABRAMOWICZ, A.; LEVCOVITZ, D.; RODRIGUES, T.C. Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 179-197, set./dez. 2009.
CARRICO, J. S. A.; PIMENTEL, G. Inclusão avant la lettre no Núcleo de Educação da Infância. CORDEIRO, S. S.; CAMPOS, R. R. Histórias, memórias e afetos. Natal: SEDIS-UFRN, 2020.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 2013.
DAHLBERG, Gunilla; Peter, MOSS & Alan, PENCE. Documentação Pedagógica uma prática para a reflexão e para democracia. In: Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
HALL, S.. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Editora UFMG, 2013 (2 edição).
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Editora Lamparina, 2019 (12 edição).
LARROSA; SKLIAR. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Editora Autêntica, 2001.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Coleção: Experiência e Sentido.
LEITE, Teresa Maria de Sousa dos Santos. Necessidades de Formação Contínua de Professores em Relação à Integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino. Lisboa, 1997, 254. p. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Universidade de Lisboa.
MANTOAN, M. T. E.. Diferenciar para incluir ou para excluir? Por uma pedagogia da diferença. EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista da Pró Inclusão/Associação Nacional dos Docentes de Educação Especial., v. 6, p. 11-14, 2015.
MANTOAN, M. T. E.. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. INCLUSÃO SOCIAL (ONLINE), v. 10, p. 37-46, 2017.
PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da Diferença. São Paulo: Curso de Pós-Graduação em Sociologia da USP: Ed. 34, 1999.
REGO, M. C. F. D. O currículo em movimento. In: Caderno faça e conte. Natal: SEDIS-UFRN, p. 20-49, 2020
RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto, 1993.
SILVA, T. T. (org); Hall, S.. Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Editora Vozes, 2014
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Janaina Speglich de Amorim Carrico, Adele Guimaraes Ubarana Santos, Rebeca Ramos Campos de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND