EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROPOSIÇÕES DE UMA PESQUISA INSTITUCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8582

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Prática pedagógica, Educação Básica

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa institucional, desenvolvida no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, NEI-CAp/UFRN. O referido trabalho tem um caráter propositivo, no que diz respeito às possibilidades de construção de práticas pedagógicas inclusivas. A investigação está sendo desenvolvida em um contexto de colaboração entre pares, no caso, entre os professores e as professoras de uma instituição que dialogam acerca de seus fazeres pedagógicos voltados ao atendimento a todas as crianças. Almeja-se mapear os processos colaborativos vividos por professores e professoras da instituição, entrelaçados no cotidiano da escola básica, ao buscarem a qualificação do próprio trabalho pedagógico inclusivo. A partir do estudo desses processos colaborativos entre os profissionais, se pretende construir uma cartografia de ações, estratégias e posicionamentos dos professores e professoras, no que diz respeito à constituição de parcerias de trabalho voltadas às práticas pedagógicas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Speglich de Amorim Carrico, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Educação pela UNICAMP, professora do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Rebeca Ramos Campos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2007). Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Potiguar - UnP (2009) e Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno, pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul - PUCRS (2021). Mestrado(2012) e Doutorado (2017) em Educação, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com cargo efetivo, sob regime de dedicação exclusiva, na escola de aplicação da UFRN, NEI/CAp. Atua principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente, Análise de Necessidades, Educação da Infância.

Adele Guimaraes Ubarana Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professora EBTT do NEI-CAp da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, formação de professores, crianças, currículo e matemática.

Referências

ABRAMOWICZ, A.; LEVCOVITZ, D.; RODRIGUES, T.C. Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 179-197, set./dez. 2009.

CARRICO, J. S. A.; PIMENTEL, G. Inclusão avant la lettre no Núcleo de Educação da Infância. CORDEIRO, S. S.; CAMPOS, R. R. Histórias, memórias e afetos. Natal: SEDIS-UFRN, 2020.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 2013.

DAHLBERG, Gunilla; Peter, MOSS & Alan, PENCE. Documentação Pedagógica uma prática para a reflexão e para democracia. In: Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

HALL, S.. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Editora UFMG, 2013 (2 edição).

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Editora Lamparina, 2019 (12 edição).

LARROSA; SKLIAR. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Editora Autêntica, 2001.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Coleção: Experiência e Sentido.

LEITE, Teresa Maria de Sousa dos Santos. Necessidades de Formação Contínua de Professores em Relação à Integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino. Lisboa, 1997, 254. p. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Universidade de Lisboa.

MANTOAN, M. T. E.. Diferenciar para incluir ou para excluir? Por uma pedagogia da diferença. EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista da Pró Inclusão/Associação Nacional dos Docentes de Educação Especial., v. 6, p. 11-14, 2015.

MANTOAN, M. T. E.. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. INCLUSÃO SOCIAL (ONLINE), v. 10, p. 37-46, 2017.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da Diferença. São Paulo: Curso de Pós-Graduação em Sociologia da USP: Ed. 34, 1999.

REGO, M. C. F. D. O currículo em movimento. In: Caderno faça e conte. Natal: SEDIS-UFRN, p. 20-49, 2020

RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto, 1993.

SILVA, T. T. (org); Hall, S.. Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Editora Vozes, 2014

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO