EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROPOSIÇÕES DE UMA PESQUISA INSTITUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8582Palavras-chave:
Educação inclusiva, Prática pedagógica, Educação BásicaResumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa institucional, desenvolvida no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, NEI-CAp/UFRN. O referido trabalho tem um caráter propositivo, no que diz respeito às possibilidades de construção de práticas pedagógicas inclusivas. A investigação está sendo desenvolvida em um contexto de colaboração entre pares, no caso, entre os professores e as professoras de uma instituição que dialogam acerca de seus fazeres pedagógicos voltados ao atendimento a todas as crianças. Almeja-se mapear os processos colaborativos vividos por professores e professoras da instituição, entrelaçados no cotidiano da escola básica, ao buscarem a qualificação do próprio trabalho pedagógico inclusivo. A partir do estudo desses processos colaborativos entre os profissionais, se pretende construir uma cartografia de ações, estratégias e posicionamentos dos professores e professoras, no que diz respeito à constituição de parcerias de trabalho voltadas às práticas pedagógicas inclusivas.
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