SENTINDO O CAMINHO COM OS ACADÊMICOS CEGOS: UMA PESQUISA PLURAL SOBRE AS LINGUAGENS INVISIBILIZADAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8586

Keywords:

relato de experiências, acadêmicos cegos

Abstract

This article presents the report of experiences lived by a teacher who discovered herself as a researcher. The experiences took place during a doctoral research, which aimed to analyze the context of textual productions from the perspective of blind or low vision academics of the Association of Parents and Friends of the Visually Impaired in Ponta Grossa, henceforth APADEVI/PG. Altogether, the study had the participation of thirteen students and the qualitative research, with a narrative approach, generated data through: ten focus group interviews, nine semi-structured individual interviews, field notes and experiences during the study. The reports presented seek to expand knowledge about the reality experienced daily by blind/low vision academics and lead to reflections on how much seers do not understand and do not value sensory experiences and, consequently, Sensory Languages that are made invisible by the whole society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Simone de Fatima Colman Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professora Colaboradora AEE do Colegiado de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Curitiba 1 – EMBAP- Paraná - Brasil).

References

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2017: Divulgação dos principais resultados. Brasília, DF: MEC/INEP. Set. 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_d a_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf Acesso em: 09 ago. 2021.

BRASIL. Decreto-lei no. 9.034, de 20 de abril de 2017. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 20 de abril de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9034.htm Acesso em: 23 out. 2021.

BRASIL. Lei no.13.409, de 28 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 28 de dezembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm Acesso em: 23 out. 2021.

JORDÃO, C. M. O lugar da emoção na criticidade do letramento. In: FERRAZ, D. M; KAWACHI-FURLAN, C. J. (Orgs.) Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 58-66. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/bate-papo-educadores Acesso em: 12 maio 2022.

MAGALHÃES, R. C. B. P. Currículo e inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: reflexões sobre a docência universitária. In: MELO, F. R. L. V. de. (Org.) Inclusão no ensino superior: docência e necessidades educacionais especiais. Natal: EDUFRN, 2013. p. 45-56.

MARTINS, S. F. C.; OLMO, F. J. C. Exclusão das pessoas cegas: da eliminação nas sociedades antigas à hostilização nas universidades atuais, o que mudou? Revista X, Dossiê Visibilidades e (R)existências. v. 14, n. 4, p. 300-321, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/66069 Acesso em: 10 nov. 2021.

ROMAÑACH, J; LOBATO, M. Diversidad funcional, nuevo término para la lucha por la dignidad en la diversidad del ser humano. Foro de Vida Independiente. 2005. Disponível em: http://es.groups.yahoo.com/group/vidaindependiente/ Acesso em: 2 nov. 2021.

SANTO, D. P. As possibilidades do ensino da Arte para além do olhar. Projetos UFRJ - FUNARTE & Projeto Um Novo Olhar. Rio de Janeiro: Editora Escola de Música, 2021.

SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, D. (Org.) Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 15-34.

SOUZA, M. P. et al. Habilidades sociais, interação social e a inclusão escolar de uma criança cega. Revista Educação Especial. v. 29, n. 55, p. 323-336, maio/ago; 2016. Santa Maria. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X20002 Acesso em 12 nov. 2021.

VIGOTSKI, L. S. A criança cega. Tradução de Adjuto de Eudes Fabri. Versão original “The Blind Child”, 1934. Versão concluída em 1994.

Published

2022-10-27

Issue

Section

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO