ARTE E PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEAS: ENSINAR E APRENDER COM TODOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8593Keywords:
Art; Teaching; Mainstreaming.Abstract
In this essay we propose some challenges to educators.... We challenge our reflection, our concepts, as our actions, as practical practices. The proposal is that we are open to think, articulate, establish, different and creative connections. We challenge to look at our teacher and reflect on the importance of changing and changing our view of Art and Pedagogy and its actions in the process of teaching and learning in pedagogical action. How is your context and your pedagogical action? In which learning context are we inserted? What does learning involve? What is the role of art in the construction of knowledge in a contemporary pedagogy that encompasses all students without distinction?
Downloads
References
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: Introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 1993.
BERARDI BIFO E SARTI,,A. Run: forma,vita, ricombinazione. Milano: Mimesis, 2008.
BONDÍA, Jorge Larossa, Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação, N° 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002.
CASTANHO, Maria Eugenia L.M. Arte-Educação e intelectualidade da arte. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação Unicamp,1982.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G & GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 1 Editora 34, 1ª Ed. 1995. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa.
FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
HOYUELOS, A. A estética no Pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi. São Paulo: Phorte, 2020
LEPED, Canal do Youtube. Live Inclusão na Educação Infantil: um diálogo entre a Arte e a Pedagogia. Disponível em https://youtu.be/HCdl-l7Bztw
PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
RANCIERE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
VECCHI, V. Arte e criatividade em Reggio Emília: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte, 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Roberta Rocha Borges, Maria Sandra de Oliveira, Roberta Puccetti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND