O TRABALHO COM SÍMBOLOS NO BILINGUISMO CONCOMITANTE (LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS) E NA ACESSIBILIDADE SONORA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8598Keywords:
Inclusão escolar, Educação Especial, Educação Bilíngue, Acessibilidade Sonora, Comunicação Suplementar e AlternativaAbstract
Working with the Portuguese language, in the oral and written modalities, and with the Brazilian Sign Language (Libras), poses challenges, concerns and doubts to the pedagogical teams of ordinary schools. We will present, through the case study, an unprecedented type of Bilingualism that has been created and practiced by the Municipal Education Network of Amparo/SP, since 2006. It received the name of Concomitant Bilingualism, is enriched by the practice of Sound Accessibility, and, more recently, it has been associated with the work with symbolized language, which takes place through Supplementary and Alternative Communication (CSA). As a result, students considered deaf and hearing have graduated bilingual, built a qualified academic training, accessed the literacy and literacy processes, and some of them develop speech during these constructions, and produced bonds of affection and friendship at school and beyond it.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BLOG DA SURDEZ UNILATERAL. Audiograma de sons familiares. 2013. Disponível em:
http://blogdasurdezunilateral.blogspot.com/2013/06/audiograma-de-sons-familiares.html. Acesso em 23 agos. 2022.
CHAUÍ, M. Democracia e sociedade autoritária. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 15, n. 2, p. 149–161, 2013. Disponível em:
https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24574. Acesso em: 23 ago. 2022.
GALLO, Silvio; MENDONÇA, Samuel. A escola – uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020, p. 8-9.
KOAHN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019, p. 88.
PIAGET, Jean. Piaget por Piaget. Direção de Jean Piaget. Produção Yale University, 1977. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uYqQ6S3Uwp4. Acesso em: 30 jun. 2022.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança – imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1964.
RAMOS, Eliane de Souza. Alfabetização e letramento de alunos com surdez no ensino comum. Orientadora: Prof. Dr. Maria Teresa Eglér Mantoan. 2018. 288 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2018.
RAMOS, Eliane de Souza; LANUTI, José Eduardo. A redução da diferença e sua relação com a lógica ambivalente da exclusão escolar. In: MOREIRA. A; MOREIRA. I; LANUTI. J. E. Inclusão e Exclusão: debates transdisciplinares. Meraki: Andradina, 2021, p. 58.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Eliane Ramos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND