O TRABALHO COM SÍMBOLOS NO BILINGUISMO CONCOMITANTE (LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS) E NA ACESSIBILIDADE SONORA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8598

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Educação Especial, Educação Bilíngue, Acessibilidade Sonora, Comunicação Suplementar e Alternativa

Resumo

O trabalho com a Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita, e com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), coloca desafios, inquietações e dúvidas às equipes pedagógicas das escolas comuns. Este artigo apresenta, pelo estudo de caso, um tipo de Bilinguismo inédito que vem sendo criado e praticado pela Rede Municipal de Educação de Amparo/SP, desde 2006. Ele recebeu o nome de Bilinguismo Concomitante, é enriquecido pela prática da Acessibilidade Sonora, e, mais recentemente, tem se associado ao trabalho com a linguagem simbolizada, que acontece por meio da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA). Como resultados, os alunos considerados surdos e ouvintes têm se formado bilíngues, construído uma formação acadêmica qualificada, acessado os processos de alfabetização e de letramento, sendo que alguns deles desenvolvem a fala durante estas construções, e produzido laços de afeto e de amizade na escola e além dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Ramos, UNICAMP

Doutora em Educação pela UNICAMP, professora e fonoaudióloga, é assessora da Secretaria Municipal de Educação de Amparo/SP. 

Marisol Pavani de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Amparo

Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Amparo/SP, especialista em Educação Inclusiva e em Educação Especial, atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

BLOG DA SURDEZ UNILATERAL. Audiograma de sons familiares. 2013. Disponível em:

http://blogdasurdezunilateral.blogspot.com/2013/06/audiograma-de-sons-familiares.html. Acesso em 23 agos. 2022.

CHAUÍ, M. Democracia e sociedade autoritária. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 15, n. 2, p. 149–161, 2013. Disponível em:

https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24574. Acesso em: 23 ago. 2022.

GALLO, Silvio; MENDONÇA, Samuel. A escola – uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020, p. 8-9.

KOAHN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019, p. 88.

PIAGET, Jean. Piaget por Piaget. Direção de Jean Piaget. Produção Yale University, 1977. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uYqQ6S3Uwp4. Acesso em: 30 jun. 2022.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança – imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1964.

RAMOS, Eliane de Souza. Alfabetização e letramento de alunos com surdez no ensino comum. Orientadora: Prof. Dr. Maria Teresa Eglér Mantoan. 2018. 288 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2018.

RAMOS, Eliane de Souza; LANUTI, José Eduardo. A redução da diferença e sua relação com a lógica ambivalente da exclusão escolar. In: MOREIRA. A; MOREIRA. I; LANUTI. J. E. Inclusão e Exclusão: debates transdisciplinares. Meraki: Andradina, 2021, p. 58.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO