OS OUTROS SOMOS NÓS: CORDEL E ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO DE QUÍMICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9290

Keywords:

ensino de química, educação inclusiva

Abstract

O crescimento de matrículas de pessoas com deficiências nas escolas públicas regulares aumentou a demanda por pesquisas na área. Nesse contexto, esta pesquisa utilizou os três eixos para elaborar um livro paradidático para alunos com deficiência visual: eixo conceitual, pedagógico e comunicacional. Dessa forma, foi desenvolvido um livro paradidático que trouxe algo novo e diferenciado para a área, uma narrativa sensorial e em primeira pessoa que aborda a radioatividade. Assim, conseguiu-se explorar as potencialidades desse material. Efetivando também os objetivos específicos, pois foi criado um livro paradidático inclusivo e de fácil acesso e que também potencializa recursos para auxiliar a melhoria da linguagem e oralidade, utilizando a literatura de cordel no itinerário pedagógico e esse mesmo itinerário propõem metodologias de aplicação de livro paradidático a partir dos pressupostos teóricos da área.

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Author Biographies

Michele Batista dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos, Campus Araras. Doutoranda em Educação pela Unicamp. Licenciada em Química na Universidade Federal de São Carlos, Campus Araras.  Professora de Química e Matemática. 

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Físico e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação e colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 

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Published

2024-09-09