TRABALHANDO A FÍSICA MODERNA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: A EXPERIMENTAÇÃO DA MEDIDA DA CONSTANTE DE PLANCK NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5776

Resumo

Este trabalho foi concebido como uma Iniciação Científica Júnior (ICJ), realizado com alunos do Ensino Médio. Foi proposta a construção de um aparato experimental de baixo custo e fácil reprodutibilidade para o estudo da Constante de Planck, através de um circuito com fotorresistor (LDR) e LEDS de diferentes cores (amarelo, azul, vermelho e violeta). Inicialmente são apresentados os aspectos teóricos da Equação de Planck, a qual deu inicio à Física Moderna no ano de 1900.  Para realização da parte experimental os alunos foram divididos em três grupos, e os resultados apresentados estão  em boa concordância com os valores encontrados na literatura. Como forma de análise de aprendizagem, além da verificação experimental da constante obtida, foi realizada uma avaliação diagnóstica aplicando quatro questões de vestibulares aos alunos da ICJ e aos alunos do terceiro ano (os quais não tiveram contato com este trabalho). O objetivo central é permitir o desenvolvimento experimental de um tema de grande relevância e o reforço da necessidade da inserção da Física Moderna no ensino médio, uma vez que  a dificuldade em discutir este tema é muito alta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Alexandre Meyer, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Colégio Anglo Portal de Limeira.

Atualmente é aluno de Doutorado em Tecnologia, na área de Ciência dos Materiais da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, onde desenvolve, sob orientação do Prof. Dr. Wislei Riuper Ramos Osorio, o "Estudo da microestrutura e resistência à corrosão de compósitos à base de Al contendo distintos reforços descontinuados". O interesse central deste estudo é o desenvolvimento de novos materiais para as indústrias aeronáutica e automobilística, associando a metalurgia com o estudo de corrosões. Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Mestrado em Tecnologia, na área de Ciência dos Materiais na UNICAMP, cujo projeto esteve centrado na "Medida de auto-difração de materiais fotossensíveis utilizando um espelho piezoelétrico num interferômetro de Lloyd". Durante a graduação realizou iniciação científica na área de Física-Matemática, sob supervisão do matemático búlgaro, Prof. Dr. Yuri Dimitrov Bozhkov, e ainda foi bolsista de iniciação científica pela FAPESP na área de Física da Matéria Condensada, cujos orientadores foram os professores Dr. Vítor Colucci e Dr. Varese Timóteo. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Metalurgia do pó, Corrosões (ensaios de impedância e circuitos equivalentes) e Ensino de Física, onde neste último vem implantando o programa de Iniciação Científica Júnior nos colégios em que trabalha. Atua como revisor das seguintes revistas: Materials Design (desde Dezembro de 2018), Composites Part B: Engineering (desde Janeiro de 2019) e Russian Journal of Electrochemistry (desde Abril de 2019). Essas revistas são mundialmente reconhecidas.

Luis Fernando de Avila, UNICAMP

Bacharel, licenciado e mestre em física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Física pela UNICAMP em 2010. De 2010 a 2011 foi pesquisador de Telecomunicações na Fundação CPqD. Atua na área de física experimental com ênfase em óptica. Experiência em técnicas de interferometria, holografia, detecção síncrona, litografia óptica e holográfica, espectrofotometria, radiometria, medidas de índice de refração, Caracterização de fibras ópticas e microscopias óptica e eletrônica de varredura. Desde 2012 é professor Universidade Estadual de Campinas.

Marina Feliciano Orlandini, Faculdade de Ciências Médicas de Santos.

Atualmente é graduanda em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO