A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7685

Palabras clave:

Educação Física; Educação Infantil; Paulo Freire.

Resumen

O objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica de Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil, que tematizou a ginástica se aproximando de elementos freirianos para dialogar “COM” as crianças. A organização apoiou-se na pesquisa qualitativa crítica. O projeto relatado aconteceu durante um trimestre em uma escola pública da cidade de Santo André – SP. O estudo evidenciou que, ao se tratar da Educação Infantil, somos convocados a brincar e criar “COM” as crianças. Como seres no mundo, as crianças, quando não oprimidas, se expressam politicamente, exigindo seus direitos. É a teimosia curiosa e criativa de falarem suas próprias palavras, ao ponto de convocarem seu ato de resistência por um mundo mais brincante, humano e amoroso. Aproximar a Educação Física das obras de Paulo Freire é reconhecer a possibilidade de um reposicionamento para a função social do componente curricular, além de um avanço epistemológico pautado na Educação Libertadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas

 

 

 

 

 

 

 

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de São Paulo. São Paulo/SP. Brasil

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas

Mestre em Educação Física pel Universidade São Judas. Doutoranda em Educação Física pela mesma instituição. Docente da Universidade de Guarulhos. São Paulo/SP. Brasil

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade São Judas. São Paulo/SP. Brasil

Citas

ARROYO, M. G. Corpos resistentes produtores de culturas corporais. Haverá lugar na Base Nacional Cumum? Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 15-31, 2016.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 19, p. 20-28, 2002.

BOSSLE, F. Atualidade e relevância da Educação Libertadora de Paulo Freire na Educação Física Escolar em tempos de "Educação S/A". In: SOUSA, C. A. D.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. Educação Física Escolar e Paulo Freire: ações reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019. p. 17-32.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Minitério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DELMANTO, D.; FAUSTINONI, L. E. Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. In: SEE, S. D. E. D. E.- Currículo em debate: Relatos de práticas pedagógicas. Goiânia : Secretaria de Estado da Educação, 2009. p. 9-13.

DENZIN, N. K. Investigação Qualitativa Crítica. Sociedade, Contabilidade e Gestão. Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2018.

EHRENBERG, M. C. A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil. Pro-posições, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 181-198, 2014.

FORMOSINHO, J. O.; PASCAL, C. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil. Porto Alegre: Penso, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à Prática Educativa. 1. ed. São Paulo: Terra e Paz, 2011. Livro Digital.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a. Livro Digital.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagoia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b. Livro Digital.

FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. Livro Digital.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. Livro Digital.

HERNÁNDEZ, F. H. Lá investigación basada en las artes. Propuestas para repensar la investigación en educación. Educatio Siglo XXI, Barcelona, n. 26, p. 85-118, 2008.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. D. S. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

KOHAN, W. O. Paulo Freire e a (sua) infância educadora. In: SILVA, M. R. P. D.; MAFRA, J. F. Paulo Freire e a Educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020, p. 122-147.

LARROSA, J. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Livro Digital.

MACHADO, R.; FAGUNDES, B.; SILVA, F. W. D. As crianças como autoras da significação da Educação Física. Motrivivência, v. XXIII, n. 37, p. 51-68, 2011.

MARQUES, R. F. B.; SILVA, M. R. P. D. Os círculos de cultura na Educação Infantil. In: SILVA, M. R. P. D.; MAFRA, J. F. Paulo Freire e a Educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmicos, 2020. p. 225-252. Livro Digital.

NOGUEIRA, V. A. et al. Práticas Corporais e Paulo Freire: Uma análise sobre a produção do conhecimento. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p.1265 -1280, 2018.

PELOSO, F. C.; PAULA, E. M. T. A. D. Paulo Freire e as crianças: reflexões e olhares sobre a educação da infância. In: SILVA, M. R. P. D.; MAFRA, J. F. Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020. p. 189-223. Livro Digital.

REDIN, M. M. Estética. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. 2ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273-276.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física. Pro-Posições. Campinas, v. 30, e20160168, 2019.

SANTOS NETO, E. D.; SILVA, M. R. P. D. Quebrando as armadilhas da "Adultez": um diálogo sobre infância a partir de Giorgio Agamben e Paulo Freire. Múltiplas Leituras, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 111-123, 2008.

SARMENTO, M. J. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, R. T.; GARANHANI, M. C. Sociologia da Infância e a formação de professores. São Paulo: Editora Universitária Champagnat, v. I, 2013, p. 13-46.

SILVA, M. R. P. D.; FASANO, E. Crianças e Infâncias em Paulo Freire. In: SILVA, M. R. P. D.; MAFRA, J. F. Paulo Freire e a Educação das Crianças. São Paulo: BT Acadêmicos, 2020, p. 83-121. Livro Digital.

SILVA, M. R. P. D.; MAFRA, J. F. Paulo Freire e a Educação das Crianças. São Paulo: BT Acadêmicos, 2020. Livro Digital.

SOUSA, C. A.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. Educação Física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019.

SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais. v. 78, p. 3-46, 2007.

SOUSA SANTOS, B. Um discurso sobre as ciências. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

VICENTE, A. D. J.; SILVA, M. R. P. D. A participação política das crianças pequenas na autoavaliação da qualidade da educação infantil: contribuições desde Paulo Freire. Educação & Linguagem, v. 23, n. 2, p. 203-224, 2020.

Publicado

2021-08-10

Número

Sección

DOSSIER TEMÁTICO: CIEN AÑOS DE PAULO FREIRE: RESISTENCIAS Y UTOPIAS EN LA CONSTR