AS CRIANÇAS, O QUINTAL E O MUNDO: DIÁLOGOS DE PAULO FREIRE SOBRE A INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7795Palabras clave:
Paulo Freire. Infância. Pedagogias da Infância.Resumen
O presente artigo analisa alguns diálogos de Paulo Freire sobre ser criança, tendo em vista a infância enquanto categoria ontológica, expressa na sua concepção de ser no mundo. Destaca alguns princípios para o campo de estudos da Educação infantil, notadamente, aqueles com ênfase na questão da alteridade, da curiosidade e do cuidado. Problematiza possíveis implicações epistemológicas da sua concepção de ser no mundo, como pressuposto para a constituição da intersubjetividade nas Pedagogias da infância. Tem como objetivo, portanto, examinar algumas reflexões de Paulo Feire sobre sua própria infância, como perspectiva para pensar a inserção social e os processos de constituição da consciência de nossa humanidade, supondo que, a singularidade presente na sua narrativa autobiográfica, inspira a valorização de outras singularidades presentes na infância de cada criança que, com seus quintais e, também, com seus não-quintais, são seres no mundo em processos de transformação.
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