O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8526

Palabras clave:

Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro.

Resumen

Uma experiência desenvolvida no curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o estágio curricular na área de dificuldades de aprendizagem, sugere o Teatro como abordagem metodológica para a inclusão de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo promover a inter-relação entre a Educação Especial e o Teatro como linguagem interdisciplinar potente para o atendimento de uma criança com dificuldade de aprendizagem em uma proposta de ensino inclusivo. Traz autores como Soares (2003), Ferreiro (2001) e Rotta (2006), a fim de discutir sobre a Educação Especial. Ao dialogar com o Teatro, considera autores como Ryngaert (2009), Decico (2006) e Ferreira (2006). Espera-se, com esta reflexão, ampliar a visão de professores e dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma ação pedagógica diferenciada para ensinar Teatro para crianças com dificuldades de aprendizagem, trabalhando com abordagem curricular inclusiva.

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Biografía del autor/a

Tatiane Negrini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação/UFSM na linha de Educação Especial/UFSM (2015); Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Educação Especial: Interação e Inclusão social - GPESP. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional.

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018).Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 -2020). Graduanda do 7º semestre do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na UniversidadeFederal de Santa Maria (UFSM) (2019 - Atual). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês naFaculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Pós - Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional naUniversidade Franciscana (UFN) (2021 - Atual). Pós - Graduada em Administração, Orientação e SupervisãoEscolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Pós Graduada em Letras e LIBRAS naFaculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022).

Citas

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Publicado

2022-10-27

Número

Sección

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO