O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8526Palabras clave:
Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro.Resumen
Uma experiência desenvolvida no curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o estágio curricular na área de dificuldades de aprendizagem, sugere o Teatro como abordagem metodológica para a inclusão de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo promover a inter-relação entre a Educação Especial e o Teatro como linguagem interdisciplinar potente para o atendimento de uma criança com dificuldade de aprendizagem em uma proposta de ensino inclusivo. Traz autores como Soares (2003), Ferreiro (2001) e Rotta (2006), a fim de discutir sobre a Educação Especial. Ao dialogar com o Teatro, considera autores como Ryngaert (2009), Decico (2006) e Ferreira (2006). Espera-se, com esta reflexão, ampliar a visão de professores e dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma ação pedagógica diferenciada para ensinar Teatro para crianças com dificuldades de aprendizagem, trabalhando com abordagem curricular inclusiva.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DECICO, C. O encanto do encontro: o jogo de faz-de-conta nas relações de ensino. 2006. 90 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
SOARES, M. Letramento e escolarização. São Paulo: Ação Educativa, 2003.
FERREIRA, T. O Teatro infantil e a escola – borrando fronteiras, mesclando conteúdos. Artigo aceito no EDUCERE – Congresso de Educação da PUCPR. Curitiba, 2003.
FERREIRO, E. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 2004.
FRANCHI, E. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade a escrita. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PAPALIA, D.; OLDS, S; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. 8. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
ROTTA, N. T. Transtorno da atenção: aspectos clínicos. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (Orgs.), Transtorno da aprendizagem Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
RYNGAERT, J. Jogar, representar. Práticas dramáticas e formação. Trad. Cássia R. da Silveira. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
WINNICOT, D. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1971. p.79-93.
KOUDELA, I. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2004.
SANTOS, C. E. M., COSTA, L. K. What is colaborative teaching? Revista Brasileira de Educação Especial, p. 779-780, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 Maria Jade Pohl Sanches, Tatiane Negrini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND