O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8526

Palavras-chave:

Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro.

Resumo

Uma experiência desenvolvida no curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o estágio curricular na área de dificuldades de aprendizagem, sugere o Teatro como abordagem metodológica para a inclusão de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo promover a inter-relação entre a Educação Especial e o Teatro como linguagem interdisciplinar potente para o atendimento de uma criança com dificuldade de aprendizagem em uma proposta de ensino inclusivo. Traz autores como Soares (2003), Ferreiro (2001) e Rotta (2006), a fim de discutir sobre a Educação Especial. Ao dialogar com o Teatro, considera autores como Ryngaert (2009), Decico (2006) e Ferreira (2006). Espera-se, com esta reflexão, ampliar a visão de professores e dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma ação pedagógica diferenciada para ensinar Teatro para crianças com dificuldades de aprendizagem, trabalhando com abordagem curricular inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Negrini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação/UFSM na linha de Educação Especial/UFSM (2015); Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Educação Especial: Interação e Inclusão social - GPESP. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional.

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018).Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 -2020). Graduanda do 7º semestre do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na UniversidadeFederal de Santa Maria (UFSM) (2019 - Atual). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês naFaculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Pós - Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional naUniversidade Franciscana (UFN) (2021 - Atual). Pós - Graduada em Administração, Orientação e SupervisãoEscolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Pós Graduada em Letras e LIBRAS naFaculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DECICO, C. O encanto do encontro: o jogo de faz-de-conta nas relações de ensino. 2006. 90 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

SOARES, M. Letramento e escolarização. São Paulo: Ação Educativa, 2003.

FERREIRA, T. O Teatro infantil e a escola – borrando fronteiras, mesclando conteúdos. Artigo aceito no EDUCERE – Congresso de Educação da PUCPR. Curitiba, 2003.

FERREIRO, E. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 2004.

FRANCHI, E. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade a escrita. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PAPALIA, D.; OLDS, S; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. 8. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

ROTTA, N. T. Transtorno da atenção: aspectos clínicos. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (Orgs.), Transtorno da aprendizagem Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

RYNGAERT, J. Jogar, representar. Práticas dramáticas e formação. Trad. Cássia R. da Silveira. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

WINNICOT, D. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1971. p.79-93.

KOUDELA, I. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2004.

SANTOS, C. E. M., COSTA, L. K. What is colaborative teaching? Revista Brasileira de Educação Especial, p. 779-780, 2020.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO