IMAGEM MENTAL NA PESSOA CEGA: REPRODUÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E ANTECIPAÇÃO DO OBJETO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8591Palabras clave:
Imagem Mental, Acessibilidade, Inclusão, Pessoa CegaResumen
Apresenta resultado de estudo de doutoramento que teve como objetivo identificar as capacidades imaginativas e criativas e os processos cognitivos relacionados às imagens mentais de pessoas cegas. Para tanto, embasou-se no Tratado de Psicologia Experimental, de Olerón et al. (1969) e no Método Clínico, de Piaget (2015), realizando as adaptações necessárias para poder ser aplicado ao público-alvo em questão, tendo o cuidado de privilegiar a acessibilidade e materiais simples do cotidiano na confecção do instrumental das provas. Tal método contempla os estágios de abstração para a busca de soluções, assim como para a obtenção dos resultados. As análises dos dados obtidos visaram conhecer a capacidade das pessoas cegas elaborarem mentalmente cópias gráficas, transformações de objetos antecipações de seus deslocamentos. E os resultados obtidos indicaram a necessidade de aprofundar o conhecimento relativo à construção da imagem mental em sujeitos privados do sentido da visão desde a nascença, para possíveis desdobramentos de construção semelhantes em pessoas videntes
Descargas
Citas
BECKER, F. A. Abstração pseudo-empírica e reflexionante: Significado epistemológico e educacional. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, n. esp., p. 104-128, 2014. ISSN:1984-1655.
BINET, A. La psychologie du raisonnement : Recherches expérimentales par l'hypnotisme, F. Alcan in French, Paris, 1886.
DELIGNY, F. O Aracniano e outros textos, N-1 edições, 2015.
MICHOTTE, A. A Percepção de Causalidade. New York: Basic Books,1963.
OLERÓN, P., PIAGET, J., INHELDER, B.; GRÉCO, P. Tratado de Psicologia Experimental. (vol. VII: A inteligência - Capitulo XXIII: As imagens Mentais). Copyright 1963, FLORENSE-SP- 1969.
PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1975.
RANCIÈRE, J. O Mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TOMAZI G.M. Vídeo: Ensaio Avaliação e Considerações Finais, 2019. Imagens editadas
do vídeo do ensaio com trechos finais de algumas provas, avaliação das provas pelo sujeito
cego sobre a pesquisa. Duração: 1’29”. Fonte: própria. Disponível em: https://youtu.be/MvyzH83Xno4. Acesso em: 22 jul. 2022.
TOMAZI, G. M. Imagem mental na pessoa cega: Reprodução, transformação e antecipação do objeto 147 . Revista Estudos Aplicados em Educação | São Caetano do Sul, SP | v. 7 | n. 13 | p. 134-147 | 2022 | ISSN 2525-703X
TOMAZI, G. M. Imagem mental na pessoa cega: reprodução, transformação e antecipação do objeto. Tese de Doutoramento, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 Gustavo MachadoTomazi MachadoTomazi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND