IMAGEM MENTAL NA PESSOA CEGA: REPRODUÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E ANTECIPAÇÃO DO OBJETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8591

Palavras-chave:

Imagem Mental, Acessibilidade, Inclusão, Pessoa Cega

Resumo

Apresenta resultado de estudo de doutoramento que teve como objetivo identificar as capacidades imaginativas e criativas e os processos cognitivos relacionados às imagens mentais de pessoas cegas. Para tanto, embasou-se no Tratado de Psicologia Experimental, de Olerón et al. (1969) e no Método Clínico, de Piaget (2015), realizando as adaptações necessárias para poder ser aplicado ao público-alvo em questão, tendo o cuidado de privilegiar a acessibilidade e materiais simples do cotidiano na confecção do instrumental das provas. Tal método contempla os estágios de abstração para a busca de soluções, assim como para a obtenção dos resultados. As análises dos dados obtidos visaram conhecer a capacidade das pessoas cegas elaborarem mentalmente cópias gráficas, transformações de objetos antecipações de seus deslocamentos. E os resultados obtidos indicaram a necessidade de aprofundar o conhecimento relativo à construção da imagem mental em sujeitos privados do sentido da visão desde a nascença, para possíveis desdobramentos de construção semelhantes em pessoas videntes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo MachadoTomazi MachadoTomazi, UNICAMP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - LEPED

Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pelo LEPED, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de prática inclusivas, atividades coletivas, arte e mídias educativas. Principalmente nos seguintes temas: educação, artes, audiovisual, acessibilidade e animação educativa. Realiza estudos para a criação de metodologias de ensino das artes sem barreiras e o desenvolvimento das imagens mentais na inteligência. Ministra cursos e palestras sobre práticas inclusivas e a criatividade. Atualmente, trabalha com oficinas educativas na formação de professores das escolas públicas do município de Campinas-SP.

Referências

BECKER, F. A. Abstração pseudo-empírica e reflexionante: Significado epistemológico e educacional. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, n. esp., p. 104-128, 2014. ISSN:1984-1655.

BINET, A. La psychologie du raisonnement : Recherches expérimentales par l'hypnotisme, F. Alcan in French, Paris, 1886.

DELIGNY, F. O Aracniano e outros textos, N-1 edições, 2015.

MICHOTTE, A. A Percepção de Causalidade. New York: Basic Books,1963.

OLERÓN, P., PIAGET, J., INHELDER, B.; GRÉCO, P. Tratado de Psicologia Experimental. (vol. VII: A inteligência - Capitulo XXIII: As imagens Mentais). Copyright 1963, FLORENSE-SP- 1969.

PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1975.

RANCIÈRE, J. O Mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TOMAZI G.M. Vídeo: Ensaio Avaliação e Considerações Finais, 2019. Imagens editadas

do vídeo do ensaio com trechos finais de algumas provas, avaliação das provas pelo sujeito

cego sobre a pesquisa. Duração: 1’29”. Fonte: própria. Disponível em: https://youtu.be/MvyzH83Xno4. Acesso em: 22 jul. 2022.

TOMAZI, G. M. Imagem mental na pessoa cega: Reprodução, transformação e antecipação do objeto 147 . Revista Estudos Aplicados em Educação | São Caetano do Sul, SP | v. 7 | n. 13 | p. 134-147 | 2022 | ISSN 2525-703X

TOMAZI, G. M. Imagem mental na pessoa cega: reprodução, transformação e antecipação do objeto. Tese de Doutoramento, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO