CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO: TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO

2024-12-04

 Orientações Gerais

A Revista de Estudos Aplicados em Educação (REAe), vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), visa divulgar pesquisas relevantes no campo da educação e áreas correlatas. Este Dossiê temático explorará as contribuições da Teoria das Representações Sociais (TRS) para a compreensão das práticas educacionais, interações escolares e processos de formação.

Temática do Dossiê

A Teoria das Representações Sociais (TRS) oferece uma variedade de recursos para a compreensão da intersecção entre o conhecimento de senso comum e o conhecimento científico na educação. Nesse sentido, o constructo conceitual que a teoria oferece possibilita identificar como as representações sociais formadas em torno de objetos, práticas e valores educacionais influenciam as ações no ambiente escolar dos diferentes atores como professores, alunos e gestores. Assim, este Dossiê convida artigos que explorem a aplicabilidade da TRS na educação em diversos contextos, incluindo, mas não se limitando a:

-Representações sociais de professores: análise das visões e práticas docentes sobre ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade, currículo, avaliação e formação docente.

-Impacto das representações sociais nas práticas pedagógicas: como o senso comum, as tradições e as crenças afetam a implementação de políticas educacionais e inovações pedagógicas.

-Formação inicial e continuada: representações dos professores sobre sua própria formação e o papel da TRS na qualificação e desenvolvimento profissional dos educadores.

-Inclusão e diversidade no contexto escolar: como as representações sociais influenciam as percepções sobre temas como inclusão, gênero, etnia, classe social, tecnologia educacional, interculturalidade entre outros.

-Pesquisas empíricas e teóricas: artigos que discutam o campo educacional a luz da TRS e que utilize métodos consoantes às diferentes abordagens dessa teoria.

O objetivo deste Dossiê é promover discussões sobre o papel das representações sociais na transformação do ambiente educacional, fornecendo uma base para compreender como esses sistemas de significação afetam as práticas, crenças e interações no contexto escolar.

Datas Importantes:

Submissão de artigos: até 31 de março de 2025

Publicação do Dossiê: segundo semestre de 2025

Normas de Submissão: Os textos devem ter entre 5.000 e 8.000 palavras e seguir as diretrizes da REAe, disponíveis no portal:  https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados.