Para uma educação inclusiva das minorias sexualmente distintas: a relevância da formação dos professores
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4269Resumo
Pesquisas recentes demonstram que o bullying homofóbico, ocorrido principalmente nas escolas, é responsável pelo sofrimento de jovens em vários países. Os educadores não abordam esses assuntos e dizem que, nas escolas onde trabalham não há casos de discriminação. Eles não se sentem à vontade para tratar de temas como homossexualidade, orientação e diversidade sexual. A escola é um espaço privilegiado para a convivência com as diversidades, para discussão sobre o preconceito, além da aprendizagem com a resolução de conflitos; mas é onde mais acontecem casos de intolerância de forma velada. Embora existam leis e orientações sobre o tema, ainda há um grande despreparo dos educadores e repertório adequado para tratar destas questões. Este é um problema emergente da Educação, pois os tabus e o desrespeito são reproduzidos na própria escola,promovendo a evasão de alunos. É necessário investir em formação e espaços para discussão sobre a sexualidade no cotidiano escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sandra Maria Fodra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND