ENTRE DISCURSOS E (NÃO) SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8599

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; prática docente; saberes.

Resumo

Este artigo, baseado em uma pesquisa de doutoramento, objetiva analisar os enunciados de professores da Educação Básica sobre seus (não) saberes no que se refere à Educação Inclusiva. Tem como questão investigativa “O que faz um professor se sentir preparado para dar aulas?” Para tanto, parte dos estudos discursivos de Foucault (2012), Deleuze (2012) e Deleuze e Guattari (1995) para compreender esses enunciados em relação à teoria e à prática, trazendo ao bojo das discussões a multiplicidade e a transdisciplinaridade. À luz da concepção teórico-metodológica desses autores para a análise enunciativa, verificou-se que os docentes acreditam que saber mais é saber melhor, para educar e para incluir, e que a prática transdisciplinar favorece a educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Carolline Septimio, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Vanessa Goes Denardi, UFSC

Doutoranda em Linguística (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). Professora da Faculdade Estácio Florianópolis. 

Leticia Carneiro da Conceição, UFPA

Doutora em Educação (Universidade Federal do Pará – UFPA). 

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO