PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8129Palavras-chave:
Pesquisa Narrativa, Metodologia, Experiência, Educação, Formação de EducadoresResumo
Este artigo apresenta a pesquisa narrativa como proposta metodológica de natureza qualitativa que busca compreender as experiências, uma vez que narrar é um ato intrínseco a atividade humana, inserindo-as em contextos de pesquisa científica. Nesses moldes, a metodologia parte por conhecer e compreender as experiências dos participantes em articulação com o aporte teórico adotado e as percepções narrativas dos próprios pesquisadores. Neste trabalho são apresentados excertos de uma tese e de cinco dissertações produzidas no quadriênio 2017- 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade privada de São Bernardo do Campo/SP, que se consubstanciam em estudos onde experiências vividas, em diferentes contextos de formação de educadores, buscam contribuir para apontar caminhos possíveis em diferentes cenários da educação contemporânea.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Adriana Barroso de; PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas das experiências docentes com o uso de tecnologias na educação. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2016.
BORREGO, Cristhiane Lopes. A formação nos cursos superiores de tecnologia: um estudo das narrativas discentes. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2020.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F.M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. rev. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: EDUFU, 2015.
CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, p. 185-195, 1997.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, p. 523-536, 2012.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo : Paulus, p. 35-59, 2010.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 28, n. 1, 2012.
JACOPUCCI, Fabiana Wanrhath. Experiência maker no processo de ensino aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo SP, 2021.
MORAES, César Augusto do Prado. Recursos digitais na matemática: prática docente na perspectiva de narrativas discentes do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2018.
PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, M.H.M.B.; DELORY-MOMBERGER, Christine. Reabrir o passado, inventar o devir: a inenarrável condição biográfica do ser. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica, v. 2, p. 29- 57, 2012.
PASSEGGI, Maria da Conceição Botelho Sgadari. A experiência em formação. Educação, v. 34, n. 2, 2011.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 232 p.
SANTOS, Rodrigo Oliveira. Educação a distância, polos e avaliação regulatória: narrativas de um quebra-cabeça. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2017.
SANTOS FILHO, José Valdemar dos. Percepções sobre a justiça restaurativa sob a ótica dos participantes envolvidos: estudo de uma escola da baixada santista. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2019.
DE SOUSA SANTOS, Boaventura. Um discurso sobre as ciências. Cortez Editora, 2018.
VILELA, Elaine Gomes. Surdocegos e os desafios nos processos socioeducativos: os mediadores e a tecnologia assistiva. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elaine Gomes Vilela, Cristhiane Lopes Borrego, Adriana Barroso de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND