PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE GESTANTES DETENTORAS DE HISTÓRIA DE ABORTO EM GESTAÇÃO ANTERIOR
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1592Palavras-chave:
Aborto, Sentimentos, GestaçãoResumo
Este estudo teve como objetivo identificar os sentimentos de gestantes com história de aborto na gestação anterior. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa desenvolvida na unidade ambulatorial do IMIP, situado no município de Recife-PE. O número de participantes foi determinado por saturação teórica, totalizando 12 gestantes, sendo que o critério de inclusão dependia do fato de terem idade acima de 18 anos, idade gestacional entre 12 e 28 semanas e história de aborto na gestação anterior. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a questão norteadora: Como você se sente grávida? O material foi analisado através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, surgindo a seguinte categoria: O medo de um novo aborto. Concluiu-se que o medo foi o sentimento mais marcante nas gestantes com história de aborto anterior. O medo de um novo aborto esteve presente tanto nas mulheres que abortaram espontaneamente como nas que provocaram. Cabe à equipe de saúde buscar compreender os múltiplos significados da gestação para a mulher e sua família, pois traumas anteriores poderão interferir na gestação atual e no desenvolvimento da maternidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).