UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE EM UMA COMUNIDADE RURAL DE MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2303Keywords:
PsicologiaAbstract
Introdução: O morador do meio rural necessita de um corpo forte para trabalhar. As condições objetivas de vida determinam as representações sociais de saúde. Objetivos: Percebeu-se a necessidade de analisar as representações sociais de saúde no meio rural em um município de Mato Grosso do Sul, por se tratar de um número considerável de pessoas morando nessa região e com características específicas. Materiais e métodos: A pesquisa utilizou o método qualitativo e foi realizada em uma sala, definida previamente, da ESF Rural e reservada para tal fim, em um município de Mato Grosso do Sul. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa foi entrevista semiestruturada, com questões que pudessem remeter às representações sociais dos usuários da ESF com relação à saúde, além de itens referentes a dados sociodemográficos. A coleta de dados foi realizada com 15 mulheres e 4 homens. Os participantesdo sexo masculino e feminino tinham idade entre 20 e 40 anos. O material foi lido para identificar os temas que surgiram em cada questão. As categorias, que foram assinaladas como temas, surgiram a partir das verbalizações dos sujeitos participantes dessa pesquisa. Resultados: As categorias referentesàs representações sociais de saúde apareceram como “tudo”, “bem-estar” e “não sentir dor”, associadas à alimentação, de forma dicotômica e associadas a um corpo forte para trabalhar. Conclusão: Ao se ter conhecimento do que é pensado, nota-se uma facilidade em alcançar resultados a partir de alguma proposta de trabalho em comunidades rurais, além do conhecimento social e econômico da população pesquisada.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).