NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADULTOS JOVENS RESIDENTES EM REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO PHYSICAL ACTIVITY LEVEL IN YOUNG ADULTS LIVING AT THE METROPOLITAN REGION OF SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n8.430Abstract
O objetivo deste estudo foi comparar o nível de atividade física em adultos jovens do curso de graduação de Educação Física de acordo com o gênero e o respectivo ano acadêmico. A amostra foi composta por 140 alunos (24,8 ± 6,7 anos) do curso de graduação em Educação Física do período noturno do Instituto Mairiporã de Ensino Superior (IMENSU). Para coleta de dados, foi utilizado o IPAQ versão VIII curta e para determinar o nível de atividade física, utilizou-se o consenso entre o CELAFISCS e o CDC, que classifica a atividade física em quatro categorias: muito ativo, ativo, irregularmente ativo e sedentário. Para comparação das proporções, foi utilizado o teste Qui-Quadrado (X2) com nível de significância de p<0,05. Após a análise dos dados, verificou- se que 29,3% dos alunos do curso de Educação Física do IMENSU foram classificados como sedentários, sendo essa proporção significativamente maior entre as mulheres (45,1%) e em alunos do 3o (67,8%) e 4o ano acadêmico (60,0%). Conclui-se que, com o avançar do ano acadêmico, há maior tendência ao estilo de vida sedentário, sendo esses valores mais evidentes no gênero feminino.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).