NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADULTOS JOVENS RESIDENTES EM REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO PHYSICAL ACTIVITY LEVEL IN YOUNG ADULTS LIVING AT THE METROPOLITAN REGION OF SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n8.430Resumen
O objetivo deste estudo foi comparar o nível de atividade física em adultos jovens do curso de graduação de Educação Física de acordo com o gênero e o respectivo ano acadêmico. A amostra foi composta por 140 alunos (24,8 ± 6,7 anos) do curso de graduação em Educação Física do período noturno do Instituto Mairiporã de Ensino Superior (IMENSU). Para coleta de dados, foi utilizado o IPAQ versão VIII curta e para determinar o nível de atividade física, utilizou-se o consenso entre o CELAFISCS e o CDC, que classifica a atividade física em quatro categorias: muito ativo, ativo, irregularmente ativo e sedentário. Para comparação das proporções, foi utilizado o teste Qui-Quadrado (X2) com nível de significância de p<0,05. Após a análise dos dados, verificou- se que 29,3% dos alunos do curso de Educação Física do IMENSU foram classificados como sedentários, sendo essa proporção significativamente maior entre as mulheres (45,1%) e em alunos do 3o (67,8%) e 4o ano acadêmico (60,0%). Conclui-se que, com o avançar do ano acadêmico, há maior tendência ao estilo de vida sedentário, sendo esses valores mais evidentes no gênero feminino.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).