AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE FIBRAS DIETÉTICAS E DE SUPLEMENTOS EM ENDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DO INTESTINO SUBJECTS EVALUATION OF DIETETIC FIBERS AND SUPLEMENT INTAKE OF INTESTINE CANCER PREVENTION PROGRAM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n8.432Keywords:
câncer de intestino, fibras alimentares, suplemento de fibra.Abstract
Introdução: as ações de combate ao câncer no Brasil permeiam mais de duas décadas, entretanto, medidas de controle por meio de iniciativas privadas ou públicas precisam de apoio para conter o avanço epidemiológico da doença, considerada um problema de saúde pública em diversos países. Objetivo: avaliar o consumo de fibras dietéticas e de suplementos de indivíduos participantes de um programa de prevenção de câncer do intestino e a presença de sintomas gastrintestinais. Metodologia: fizeram parte do estudo 109 indivíduos adultos, de ambos os sexos, que visitaram o Projeto Intestino Gigante, em novembro de 2005, no município de São Caetano do Sul - SP. Para investigar o consumo de fibras dietéticas, suplementos de fibras e de sintomas gastrintestinais, os indivíduos foram convidados a responder um questionário contendo perguntas fechadas. Resultados: a presença de obstipação e cólicas abdominais foi observada em 19,3% dos indivíduos. Em relação ao consumo de frutas, 34,9% apresentaram consumo inadequado, uma vez que citaram nunca ingerir, eventualmente ou 1 vez por semana, o mesmo se repetiu para os legumes (29,3%) e verduras (29,3%), alimentos estes, considerados fontes de fibras. Por outro lado, o consumo excessivo de frituras e doces foi observado em 50,5% e 62,3%, respectivamente. Ainda, 49,5% dos indivíduos relataram consumo de suplementos de fibras. Conclusão: os resultados obtidos mostram a necessidade de programas de educação nutricional com objetivo de melhorar os hábitos alimentares e a qualidade de vida da população e prevenir a ocorrência de doenças crônicas não-transmissíveis, que têm aumentado de forma alarmante na população, em termos gerais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).