Experience of integration between undergraduate and postgraduate courses in the supervised nursing internship in primary care

Integration experience between undergraduate and postgraduate

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249676

Keywords:

Educação em Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem

Abstract

Introdução: A integração entre alunos de graduação e pós-graduação no contexto da formação acadêmica oferece benefícios para o processo de ensino-aprendizagem e avanço na pesquisa. A enfermagem é uma área da ciência que tem avançado na pesquisa para a formação profissional e a integração entre ensino e pesquisa tem gerado retornos positivos para o desenvolvimento de competências dos enfermeiros em formação. Objetivo: Relatar as etapas de uma atividade voltada à integração de cursos de graduação e pós-graduação no contexto de estágios supervisionados de enfermagem na atenção básica. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência de uma pesquisa-ação desenvolvida por quatro mestrandas durante a disciplina Metodologia do Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do interior do Ceará, localizada na região do Cariri. Resultados: A partir da identificação das necessidades dos graduandos e do Serviço, foram elaborados roteiros que, alinhados ao método SOAP, poderiam ser utilizados no Cadastro Eletrônico do Cidadão (PEC). Os mestrandos articularam o planejamento das ações com base no referencial teórico de Bollela, identificando as competências a serem desenvolvidas e/ou adquiridas na experiência educativa nas dimensões: cognitiva, processual, relacional, afetiva. Conclusão: As etapas de atuação na integração entre cursos de graduação e pós-graduação proporcionaram avanços no processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências pelos estudantes de graduação por meio da vivência educacional e construção de roteiros para consultas de enfermagem, bem como pelos mestrandos que foram mentores e facilitadores durante todos os estágios de desenvolvimento.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Pós-Graduação em Enfermagem. Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonia Elizangela Alves moreira, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira.  Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Jameson Moreira Belém, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro. Mestre. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ana Camila Gonçalves Leonel, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira.  Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Antonio Coelho Sidrim, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Aline Sampaio Rolim de Sena, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Doutora. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Emfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Célida Juliana de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Doutora. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Alissan Karine Lima Martins, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Doutora. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Curso de medicina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

References

Gomes AMT, Brandão J, Mercês MC, Couto PLS, Mello LF. O processo ensino-aprendizagem na Enfermagem: algumas provocações a partir da obra Teeteto, de Platão. Revista Pró-UniverSUS, 13; 40-46, 2022.

Simões ALB, Almeida FF, Sales IAS, Rolindo JMR, Silva JBM, Oliveira e Silva LB, Souza NMC, Lima, RRC, Bezerra RM, Pedrosa SM. Graduação e pós-graduação: integração transformadora. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes [Internet], 2; 2020.

Moreira AC, Sousa ABB, Furlanis DP, Salviano LG, Porfírio RBM. A liderança como competência essencial na formação do enfermeiro. Rev Recien, 11; 373-383, 2021.

Lopes OCA, Henriques SH, Soares MI, Celestino LC, Leal, LA. Competências dos enfermeiros na estratégia Saúde da Família. Escola Anna Nery, 24; 2020.

Belém JM, Alves MJH, Quirino GDS, Maia ER, Lopes MDSV, Machado MDFAS. Avaliação da aprendizagem no estágio supervisionado de enfermagem em saúde coletiva. Trabalho, Educação e Saúde, 16;849-867, 2018.

Nolasco LB. Estágio supervisionado obrigatório na atenção primária à saúde inserido em um projeto de interiorização: relato de experiência. 2023.

Mendes TMC, Ferreira TLSF, Carvalho YM, Silva LG, Souza CMCL, Andrade FB. Contribuições e desafios da integração ensino-serviço-comunidade. Texto Contexto Enferm. 29:e20180333, 2020.

Franco ECD, Oliveira VAC, Lopes BL, Avelar VC. A integração do ensino-serviço-comunidade no curso de Enfermagem: o que dizem os enfermeiros preceptores. Enfermagem em foco. 11(3):35-38, 2020.

Souza HRS, Oliveira MA. O uso de jogos de empresas em diferentes níveis educacionais: integração, prática e pesquisa envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa; 20(1):147-183, 2019.

Carmona F, Cesaretti MLR, Oliveira AS, Bollela VR. O futuro da Educação na Universidade: avanços possíveis e necessários. Medicina (Ribeirão Preto), 54; 2021.

Cury, C. R. J. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação & Sociedade, 25:777-793, 2004.

Silveira JLGCD, Kremer MM, Silveira MEUCD, Schneider ACTDC. Percepções da integração ensino-serviço-comunidade: contribuições para a formação e o cuidado integral em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 24:e190499, 2020.

Negrini LDDO, Rossit RAS. Integração ensino-serviço-comunidade: perspectivas do Comitê Gestor Local do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 28:e230084, 2024.

Mussi RFDF, Flores FF, Almeida CBD. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, 17(48), 60-77, 2021.

Governo do Estado do Ceará. Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri. 2019, 133f.

Bollela, VR, Machado, JLM. O currículo por competências e sua relação com as diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Medicina. Science in Health, São Paulo, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 126-42, maio-ago.

Oliveira ATM. Proposta de avaliação em cenários de prática para residência em enfermagem: guia informativo. /Tatyane Manso de Oliveira Alexandre,Suelem Barros de Lorena. – Recife: Do Autor, 2022. 33 f.

Ferraz APDCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, 17, 421-431, 2010.

Miller GE. The assessment of clinical skills/competence/performance. Academic Medicine, Philadelphia, 65 (9):63-7, 1990.

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (Estado). Transformando a educação do Mato Grosso do Sul: práticas de escolas em tempo integral: 2017-2023/Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul - SED/MS, 2023.

Leal GSS, Silva MDP. Estudo de caso: acompanhamento farmacoterapêutico de paciente diabético através do método SOAP Case study: pharmacotherapeutic follow-up of a diabetic patient using the SOAP method. Brazilian Journal of Development, 8(6):43879-43896, 2022.

Queiroz MJ. SOAP revisitado. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, 25(2): 221-7, 2009. 23. Vasconcellos LJ, Maia PHS, Andrade JPDOS. Relato de experiência: o processo de ensinagem do método SOAP. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, 8(23): 47-53, 2018.

Albuquerque GD, Silva GS, Cavalcante EGR, Bastos FELL, Sena ASR, Belém JM. Roteiro Teórico-Prático, simulação clínica e aplicação Prática de Consulta Pré-Natal: Relato de Experiência. ANAIS - 25º CBCENF, 2023.

Freitas JB, Marinho VF, Bastos FELL, Cavalcante EGR, Belém, JM. Construção de roteiro para consulta de enfermagem em puericultura durante estágio: relato de experiência. ANAIS - 25º CBCENF, 2023.

Alves LS, Sidrim AC, Cavalcante EGR, Bastos FELL, Caçula AKM, Belém JM. Construção de Roteiro Teórico-Prático, Simulação e Aplicação de Consulta Puerperal: Relato de Experiência. ANAIS - 25º CBCENF, 2023.

Pereira NS, Moreira AEA, Caçula AKM, Bastos FELL, Cavalcante EGR, Belém JM. Construção de Roteiro, Simulação e Aplicação de Consulta de Enfermagem para Rastreio do Câncer Cervical. ANAIS - 25º CBCENF, 2023.

Sena ASR, Moreira AE, Sidrim AC, Leonel ACG, Martins AKL. Roda de Conversa como Método na Formação em Enfermagem: Integração entre Graduandos e Pós-Graduandos. ANAIS - 25º CBCENF, 2023.

Fabbro MRC, Salim NR, Castro BJC, Okido ACC, Dupas G. Estratégias ativas de ensino e aprendizagem: percepções de estudantes de Enfermagem. REME-Revista Mineira de Enfermagem, 22(1), 2018.

Nascimento JL, Feitosa RA. Metodologias ativas, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. Research, Society and Development, 9(9), e622997551-e622997551, 2020.

Gualdezi LF, Scussiato LA, Peres AM, Rosa TF, Lowen IMV, Torres DG. Avaliação de competências no ensino da enfermagem durante as práticas de campo. Rev. enferm. UFSM, 61-61, 2020.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. e-SUS Atenção Básica: Manual do Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão PEC – Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Secretaria-Executiva. – Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

Mihaliuc DBM, Nascimento SS, Macedo VLM, Santos WS, LacerdaYAL. Aprendizagem baseada na web como suporte para a prática de estagiários de enfermagem em atenção primária: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(2), e9681-e9681, 2022.

Martins LDCGF, Guisso LF. Avaliação: um desafio no processo de ensino-aprendizagem na educação-revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (24), e379-e379, 2019.

Lôbo CR. Metodologias ativas e tradicionais de ensino na formação do profissional de enfermagem: comparativo entre duas turmas. Educação Online, 16(37):1-14, 2021.

Crivelaro PMDS, Posso MBS, Gomes PC, Papini SJ. Dez competências para ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem e integralidade do cuidado. Enfermagem em Foco, 12(1):139- 146, 2021.

Batista L, Matumoto S. Validação de roteiro de sistematização da assistência de enfermagem à gestante na atenção primária. Revista Eletrônica Acervo Científico, 7, 2019.

Pinheiro SB. Atenção em saúde: Modelo biomédico e biopsicossocial, uma breve trajetória. Revista Longeviver, 9:33-44, 2021.

Published

2024-12-18

Issue

Section

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde