Grau de dependência à nicotina em pacientes participantes de um programa de cessação do tabagismo
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n39.2105Palabras clave:
dependência, nicotina, doenças cardiovascularesResumen
Introdução: O tabagismo é um dos principais fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e é responsável por um elevado índice de morbimortalidade. O programa antitabagismo é uma das formas utilizadas para reduzir a morbimortalidade. O teste de Fagerstrom de dependência à nicotina (FTND) é um dos testes utilizados para o rastreamento da dependência física do tabaco e utilizado em muitos países.Objetivo: Avaliar o grau de dependência de nicotina em pacientes cardiopatas atendidos em um ambulatório de tabagismo de um hospital especializado em cardiologia no Rio Grande do Sul. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte com pacientes cardíacos participantes de um programa de cessação do tabagismo. Pacientes foram avaliados através deste instrumento no inicio e final do estudo. Para participar do estudo os pacientes deveriam ter frequentado no mínimo 3 consultas durante um ano. Resultados: Após os critérios estabelecidos foram analisados 47 pacientes (61,7% masculinos, 63,8 % infartados, idade media de 54,4 ± 7,0 anos). Dos 47 pacientes apenas 14 foram encontrados e reavaliados após um ano. Conclusão: O grau de dependência à nicotina nestes pacientes, avaliados pelo FTND reduziu a partir do inicio da participação do programa até um ano de acompanhamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).