SUPERANDO AS ADVERSIDADES: RESILIÊNCIA DIANTE DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1618Palavras-chave:
Resiliência psicológica, Depressão, Doença cardíaca coronáriaResumo
Introdução: A doença arterial coronariana está entre as principais causas de mortalidade, exigindo intervenções em todos os níveis de atenção à saúde. O conceito de resiliência contribui para o conhecimento dos fatores que permitem ao paciente desenvolver condições emocionais sadias para superar as adversidades, como as limitações da doença crônica, adaptando-se sem que isso lhe cause maiores danos. Objetivos: Investigar os escores de resiliência e depressão dos pacientes que sofreram o primeiro Infarto Agudo do Miocárdio e que estavam em tratamento multiprofissional em nível de atenção secundária em hospital especializado em cardiologia. Métodos: Estudo transversal. Amostra: 102 pacientes. Protocolo: Questionário que investigou a situação sociodemográfica, fatores de risco para cardiopatia e questões emocionais; Escala de Resiliência; e Inventário de Depressão de Beck. Análise estatística: frequência absoluta e relativa; média e desvio-padrão; coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Predomina o sexo masculino (69,6%), idade média de 60,18 anos (±11,26), casado (75,5%), ensino fundamental incompleto (49%) e aposentado (42,2%). Os escores de resiliência oscilaram entre 103 e 175 pontos (147,36±15,18), e os escores de depressão variaram entre 0 e 55 pontos (8,96±9,09), havendo correlação significativa inversa entre eles (r=-0,239; p=0,015). Observa-se que 60,8% têm resiliência alta e 72,5% têm escore mínimo de depressão. Conclusões: Há um fator de proteção alto e um fator emocional de risco baixo, condições ideais para o desenvolvimento da capacidade de enfrentar a doença e suas limitações. Faz-se urgente achar o equilíbrio nas intervenções da equipe multiprofissional, promovendo fatores protetores e amenizando fatores de risco.
Palavras-chave: resiliência psicológica; depressão; doença cardíaca coronária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).