SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
Palabras clave:
Postura, anatomia humana, prevenção, avaliação postural.Resumen
Introdução: Posturas inadequadas assumidas por crianças e professores em ambiente escolar durante as atividades diárias contribuem para o desenvolvimento de inúmeras alterações posturais as quais, se não identificadas precocemente, podem resultar em sérios agravos à saúde da coluna vertebral. Neste contexto, a contribuição das escolas com projetos de educação e promoção à saúde é importante tanto para discentes quanto para docentes. Entretanto, mesmo aqueles professores que tiveram capacitação, na graduação ou na pós-graduação, sobre o tema “Saúde” não se sentem preparados para abordá-lo em sala. Objetivos: contribuir para a formação de docentes, afim de capacita-los para atuarem na prevenção, identificação e orientação de hábitos posturais inadequados, bem como na detecção de alterações posturais já estabelecidas. Metodologia: No presente estudo, 91 professores da rede municipal de ensino de Mandaguaçu-PR foram convidados a participar de uma capacitação com temas referentes à anatomia e fisiologia da coluna vertebral, suas alterações, prevenções e tratamentos de disfunções. Adicionalmente, foram submetidos a uma avaliação postural e da pisada, concomitante à apresentação de diversas metodologias aplicáveis a seus alunos. Ademais, os mesmos responderam um questionário sobre os temas e visitaram uma exposição museológica com a mesma temática. Resultados: Ficou evidente que grande índice dos participantes não dominava o assunto e demonstrava percepções equivocadas sobre a coluna vertebral, apresentando inclusive diversas alterações posturais. Conclusões: o interesse destes profissionais em participarem de atividades em ambiente não formal foi claro, evidenciando a necessidade de mais projetos de capacitação que visem melhorar a qualidade de vida dos professores e seus alunos.Descargas
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