Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet

Authors

  • Monica Franchi Carniello Unitau, Taubaté-SP
  • Francisco de Assis

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol9n17.705

Keywords:

Mazzaropi, Vídeo, Internet, Cinema

Abstract

A partir de referências culturais preexistentes, são elaboradas e reelaboradas mensagens hipermidiáticas, o que gera a chamada cultura do spoof, caracterizada pelo desdobramento de um tema por meio de paródias e releituras, originando uma infinidade de novas mensagens. O objetivo deste artigo é verificar as produções de vídeo veiculadas na Internet, que possuem como referência a obra de Mazzaropi, cineasta brasileiro que se destacou por sua produção cinematográfica. O método dessa pesquisa descritiva e documental consistiu em analisar e categorizar, quanto ao conteúdo, os vídeos veiculados no site YouTube, listados a partir da palavra-chave Mazzaropi. Dentre os 145 vídeos encontrados, foi possível verificar a existência de quatro categorias principais de vídeos: trechos de filmes selecionados das produções originais de Mazzaropi, com função primeira de documentação da obra; paródias e releituras da obra de Mazzaropi, com função primeira ficcional; vídeos de registro de eventos com função institucional e/ou publicitária; e vídeos com funções diversas que acabam gerando divulgação indireta. Verifica-se que o fenômeno da cultura spoof abrange referências regionais e as relê em um sistema midiático de alcance global, em novos espaços de manifestação cultural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Monica Franchi Carniello, Unitau, Taubaté-SP

Professora-Doutora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté – Unitau, Taubaté-SP.

Francisco de Assis

Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq/Brasil. Mestrando em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo – Umesp, e jornalista formado pela Universidade de Taubaté – Unitau.