A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8601

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Diagnóstico Médico. Design Universal para Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se pautou na questão: como uma sondagem pedagógica, baseada nos princípios do Design Universal para Aprendizagem (DUA), pode contribuir para a prática do professor, de forma que ele possa conhecer seus alunos, sem ficar fadado ao diagnóstico médico? Definiram-se como objetivos específicos: analisar o papel do professor e a importância do seu saber no contexto educacional, ponderando sobre as contribuições do diagnóstico para a prática pedagógica; verificar como a sondagem pedagógica pode contribuir para o planejamento das práticas educativas inclusivas e elaborar um instrumento de sondagem pedagógica baseado no DUA. O estudo contou com a participação de professoras que tiveram alunos encaminhados para avaliação interdisciplinar. Utilizou-se entrevista individual e rodas de conversa, oportunizando a escuta das professoras. Os resultados apontaram a necessidade de a escola afirmar seu papel pedagógico, validando o saber do professor por meio de abordagem curricular acessível. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.

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Biografia do Autor

Elizabete Cristina Costa Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com tese desenvolvida sobre a educação inclusiva. Trabalha com a formação de professores: no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional em Educação) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual) e no Programa Institucional de Licenciaturas da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da UMESP (2005-atual). Consultora na área de inclusão das pessoas com deficiência. É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social). Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação especial, educação inclusiva, universal design for learning, formação de professores para o atendimento educacional especializado na escola regular, Libras, direitos humanos e epistemologias emergentes

Luciana de Lyra, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, é  psicopedagoga e professora da Rede de Ensino de Santo André. 

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO