A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8601Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Diagnóstico Médico. Design Universal para Aprendizagem.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se pautou na questão: como uma sondagem pedagógica, baseada nos princípios do Design Universal para Aprendizagem (DUA), pode contribuir para a prática do professor, de forma que ele possa conhecer seus alunos, sem ficar fadado ao diagnóstico médico? Definiram-se como objetivos específicos: analisar o papel do professor e a importância do seu saber no contexto educacional, ponderando sobre as contribuições do diagnóstico para a prática pedagógica; verificar como a sondagem pedagógica pode contribuir para o planejamento das práticas educativas inclusivas e elaborar um instrumento de sondagem pedagógica baseado no DUA. O estudo contou com a participação de professoras que tiveram alunos encaminhados para avaliação interdisciplinar. Utilizou-se entrevista individual e rodas de conversa, oportunizando a escuta das professoras. Os resultados apontaram a necessidade de a escola afirmar seu papel pedagógico, validando o saber do professor por meio de abordagem curricular acessível. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.
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